Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube e Print.
Contexto
Neste plano o objetivo é estabelecer ordem cronológica a partir do estudo de objetos de reprodução musical. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização (disponível aqui) ou compartilhe prints de tela com as imagens do arquivo. Na sequência, questione-os, via áudio ou texto:
- Como vocês ouvem música hoje em dia?
- Como seus pais e avós ouviam música quando eles eram crianças?
- De qual tempo pertence cada uma destes objetos? São recentes, são um pouco ou muito antigos?
- O que mudou em relação ao hábito de ouvir música do tempo em que seus avós eram crianças para hoje em dia?
- O que permaneceu igual?
Peça aos estudantes que analisem as imagens, anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (disponível nos materiais complementares). Solicite que os estudantes preencham a linha do tempo, elencando o aparelho de ouvir música do mais antigo para o mais recente.
Sistematização
Os estudantes irão produzir uma nuvem de palavras sobre o que sentem quando escutam as músicas que gostam. Oriente que eles podem criar uma nuvem de palavras manual, colocando os sentimentos mais intensos em letras maiores e os sentimentos que são em menor intensidade em letras menores, como no exemplo disponível nos materiais complementares. Caso os estudantes disponham de momento síncrono, peça que compartilhem as produções e estimule o debate, a partir das questões abaixo. Caso a atividade seja em momento assíncrono, eles irão enviar respostas da questões propostas:
- O que você sente quando escuta uma música que gosta?
- As músicas que você escuta, são as mesmas que seus pais ouvem ou vocês têm gostos diferentes?
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre música, como “Pitágoras e a Música - Donald no País da Matemágica” (disponível aqui),
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI03 e EF01HI02 e com outros componentes curriculares EF02CI01 e EF02ER03.