Imagens para ambientação da sala
Plano de Aula
Plano de aula: Fotografia na escola
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fontes de memória e história
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A proposta para esta aula é que as crianças a partir de uma fotografia estabeleçam comparações entre os estudantes e o direito de estudar ao longo do tempo, representando suas observações através do desenho. Você poderá utilizar as imagens presentes no material complementar para ambientar a sala de aula e receber as crianças. Assim elas terão mais imagens para estabelecer uma base comparativa.
Materiais necessários: Folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.
Material complementar: Link para imagens de crianças estudando para ambientar a sala. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/djhadUpT4ah5epWXTzGFDjrdV54ndRa8FD5zDZZWFexNHMbpK6hD6XPrSUQp/his2-04und03-imagens-para-ambientacao-da-sala.pdf.
Link para moldura para atividade de problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVj4aTPkEVYVtu4tdXgextqpfavwDQ62QBzY5Tc7GqDYqe4GFgDMPPMz53r5/his2-04und03-moldura-para-retrato.pdf
Para você saber mais: Sobre o uso da fotografia como fonte histórica. Fonte: OLIVEIRA, Rosangela Silva. JUNIOR, Nilton Ferreira Bittencourt. A fotografia como fonte de pesquisa em história da educação: usos, dimensão visual e material, níveis e técnicas de análise. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Sociedade Brasileira de História da Educação. Universidade Federal de MAto Grosso. Cuiabá. 2013. Disponível em http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/03-%20FONTES%20E%20METODOS%20EM%20HISTORIA%20DA%20EDUCACAO/A%20FOTOGRAFIA%20COMO%20FONTE%20DE%20PESQUISA%20EM%20HISTORIA%20DA%20EDUCACAO.pdf . Acesso 12 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
Ao longo da aula as crianças irão observar uma fotografia antiga de uma estudante, buscando pelas semelhanças e diferenças entre a imagem do estudante ao longo do tempo.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 13 de abril de 2019.
- Sobre o uso de fonte audiovisuais. Fonte: Trabalhando com fontes audiovisuais - fontes históricas. Canal ObrigaHISTÓRIA. PUBLICADO EM 04 DE MAIO DE 2017. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UNMAS4oYRM4&t=210s . Acesso 12 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Realize um debate com a turma sobre a fotografia que está no slide:
- O que a garota da fotografia está fazendo?
- Esta fotografia é recente ou antiga?
- Onde esta fotografia foi feita?
- Vocês já viram em algum local uma fotografia parecida?
- Antigamente era muito comum se fazer o registro fotográfico de estudantes em poses semelhantes a esta da fotografia e expor em molduras pela casa. Por que isso acontecia?
- Esta prática ainda existe hoje?
- Quando seus avós eram criança, todas as crianças iam para a escola?
- Hoje em dia vocês passam muito anos na escola, desde bem pequenos até se tornarem adolescentes. Será que sempre foi assim? Por quanto tempo os avós de vocês estudaram?
- O objetivo desta atividade é levar a criança a refletir o que havia por trás destas fotografias tão comuns. Antes a educação era para poucos, e quem tinha acesso a ela sentia a necessidade do registro, pois era algo especial, um privilégio. É interessante que a criança perceba que estas relações que mudaram ao longo do tempo. Nem sempre a educação foi um direito de todos.
Para você saber mais: Sobre o direito à educação. Fonte: CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, no.116. São Paulo. Julho de 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200010 . Acesso em 12 de abril de 2019.
Ainda sobre o direito e acesso à educação básica. Fonte: GOLDEMBERG, José. O repensar da educação no Brasil. Estudos Avançados, vol.7, no.18. São Paulo. Maio/Agosto. 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141993000200004 . Acesso em 12 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Neste momento da aula as crianças são convidadas a produzir seus próprios retratos através de desenhos. Para esta atividade você poderá imprimir uma moldura para os retratos das crianças presente neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVj4aTPkEVYVtu4tdXgextqpfavwDQ62QBzY5Tc7GqDYqe4GFgDMPPMz53r5/his2-04und03-moldura-para-retrato.pdf
Divida a turma em duplas e distribua material de desenho.
O objetivo é fazer com que cada dupla monte um “cenário” como o da fotografia do slide anterior com as carteiras escolares, livros, cadernos e demais materiais pessoais, e, num primeiro momento um integrante da dupla servirá de modelo vivo enquanto o outro o desenha, caprichando nos detalhes do cenário. Em seguida proponha que os papéis se invertam de forma que cada integrante da dupla tenha sua vez de retratar e ser retratado.
Chame atenção para os detalhes que tornarão a análise temporal possível. Peça para que as crianças se atentem ao uniforme, à estrutura da sala de aula, ao tipo de carteira escolar, aos diferentes objetos que um estudante da atualidade porta em seu espaço educativo (carteira), etc.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Nesta etapa cada criança irá expor seu desenho para a turma, relatando como foi a experiência de desenhar um retrato do colega e de ser retratado por ele.
- O que você achou do seu retrato?
- Relate como foi a experiência de ficar parado enquanto alguém fazia um desenho seu.
- Quais as semelhanças existentes entre a fotografia que vocês viram e o retrato que vocês fizeram?
- O que mudou ao longo do tempo entre as características de um estudante do passado e um do presente?
- Hoje em dia, ainda é necessário ter quadros como este em casa para provar que a criança estuda?
- Monte um painel com as produções das crianças e se possível imprima a fotografia que serviu de inspiração e anexe. Pense juntamente com as crianças um título interessante para o painel, algo que remeta às discussões da aula, como por exemplo: “Retratos de um direito” ou outro que vocês julguem mais pertinente.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube e Print.
Contexto
Neste plano, o objetivo é representar estudantes em diferentes tempos a partir da exploração de fotografias. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização (disponível nos materiais complementares) ou mande print da imagem. Na sequência, envie as seguintes perguntas:
- O que a garota da fotografia está fazendo?
- Esta fotografia é recente ou antiga?
- Onde esta fotografia foi feita?
- Vocês já viram em algum local uma fotografia parecida?
Peça aos estudantes que analisem a fotografia, anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio. Se for em momento síncrono, estimule o debate entre os estudantes. Se for em momento assíncrono, faça a mediação das respostas no grupo da turma.
Problematização
Neste momento da aula, as crianças são convidadas a produzir os próprios retratos através de desenhos. Para esta atividade, os estudantes podem fazer os desenhos no arquivo de problematização (disponível aqui). Dê um tempo para que possam produzir o desenho e enviar para o grupo da turma.
Sistematização
Nesta etapa, cada criança irá expor o desenho para a turma, mostrando-o em formato de vídeo e respondendo as seguintes questões:
- O que você achou do seu retrato?
- Relate como foi a experiência.
Caso os estudantes disponham de momento síncrono, peça que compartilhem as produções e estimule o debate. Caso a atividade seja em momento assíncrono, eles irão enviar fotos das respostas ou arquivos de áudio. Atente para dar feedback das produções estudantis.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre as fotografias, como “A história da fotografia” (disponível aqui) e “História da fotografia” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI03 e EF01HI02 e com outros componentes curriculares EF02CI01 e EF02ER03.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
Palavras-Chave: Fotografia, fonte visual, retrato, desenho, direito à educação.
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