Slide da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: E a escrita! Como vai?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Preservação de objetos e documentos
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, impressão da atividade para a Problematização, alfinete, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
- Caso você ou sua escola possuírem objetos de escrita e para escrita antigos (canetas, lápis, cadernos, cadernetas, mata-borrão, caneta-tinteiro, dentre outros objetos) leve para a sala de aula e apresente-os aos alunos .
Material complementar:
- Documento com a formatação da Contextualização: HIS2_09UND03 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2smpjwmBS8xT9wN4eGCWa3fDBHQaveTMaGPnMe3MBRKdRFpcH8Khq8hKKCAe/his2-09und03-slide-da-contextualizacao.pdf
- Fonte de mídia que traz uma breve história da escrita: A Escrita e o Alfabeto - A Mansão Maluca do Professor Ambrósio: https://www.youtube.com/watch?v=nOvLmDGE9BE . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Documento com a formatação deste slide HIS2_09UND03 - Slide da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Hz8YYFnj657YxAgdfeDKPeBPF2RKET6Ht2AUr4yNreGMSq2yYEqCsBvSzWux/his2-09und03-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento com a formatação deste slide HIS2_09UND03 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/heg3QVF5YukkFERz6e98QbvF8SyC64zduHCpfPnUkZZHaD6z3BjxGg4CcsUy/his2-09und03-slide-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre a origem e a evolução da escrita para você se preparar para a aula:
- História da escrita: https://www.todamateria.com.br/historia-da-escrita/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A evolução da escrita (contém sugestões de atividades): https://acrilex.com.br/portfolio-item/a-evolucao-da-escrita/ Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Evolução da escrita: https://www.youtube.com/watch?v=Pxo6fHXzUlk Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A história da escrita: do papiro ao computador: https://www.youtube.com/watch?v=r7yeiRtc1fA . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Escrita cuneiforme: https://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/escrita-cuneiforme/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- A escrita hieroglífica no Egito: https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/surgimento_da_escrita_egito . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Por que o quadro negro é verde? : http://www.manualdomundo.com.br/2013/10/por-que-o-quadro-negro-e-verde/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que contém atividade com as letras do alfabeto: http://bartoitaucultural.org/caca-letras/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Fonte de mídia que contém atividade com as letras do alfabeto: http://bartoitaucultural.org/a-b-c-d-e-urbano/ . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Como trabalhar a noção de tempo m Históia: https://novaescola.org.br/conteudo/2370/como-trabalhar-a-nocao-de-tempo-em-historia. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
- Banco de Imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Wikimedia: Disponível em: www.wikimedia.org . Acesso em: 21 de outubro de 2018.
- Acervo pessoal de Alessandra Bremm. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa informando que todas as coisas, ou quase todas, possuem uma ordem de invenção e evolução, a qual se dá o nome de ordem cronológica.
- Diga que nesta aula eles irão conhecer um pouco sobre a invenção e evolução da escrita.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA