GE02_04UND02 - Ação propositiva - Jogo da memória
Plano de Aula
Plano de aula: Lugares de vivência
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lugares diferentes: diferentes relações sociais e com a natureza.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE04) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides. Impressão das cartas para o jogo da memória, disponível para impressão no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uQyh5YHdpZqzRCfV9RSgW4nKUh8WSMKgZazNpwAZnfsK8Sy48rChUZqRqXCJ/ge02-04und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema para os alunos e explique que durante essa aula eles irão conhecer alguns tipos de lugares de vivência.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:
- Quais as diferenças entre esses lugares?
- Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
- Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?
Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.
Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:
- Quais as diferenças entre esses lugares?
- Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
- Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?
Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.
Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete ou distribua as imagens aos alunos e peça para as observarem. Em seguida, levante os seguintes questionamentos:
- Quais as diferenças entre esses lugares?
- Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
- Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?
Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças que devem ser considerados na discussão.
Como adequar à sua realidade: Caso o local onde você vive não se encaixe em nenhuma das imagens do slide, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o local. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Leia para os alunos as informações do slide e faça o questionamento proposto. Em seguida, questione-os sobre onde provavelmente cada pessoa que aparece no slide vive.
Nesse momento, é muito importante que os alunos entendam que cada local possui características próprias. Para isso, continue questionando-os da seguinte forma:
- Uma pessoa que vive no campo consegue ir a praia com a mesma frequência de quem vive no litoral?
- Uma pessoa que vive na cidade tem o mesmo contato com a natureza de quem vive no campo?
- Os tipos de lazer de uma pessoa que vive no campo são os mesmos de quem vive na cidade? Que exemplos podemos dar para cada um desses lugares?
Esse momento tem como objetivo levar os alunos a entenderem que os hábitos das pessoas estão ligados diretamente ao local onde vivem, bem como a relação com a natureza que cada local proporciona.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize os alunos em duplas e proponha uma brincadeira com um jogo da memória (disponível para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uQyh5YHdpZqzRCfV9RSgW4nKUh8WSMKgZazNpwAZnfsK8Sy48rChUZqRqXCJ/ge02-04und02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf). O jogo conta com imagens de situações cotidianas que são específicas de locais diferentes (campo, cidade e litoral), onde os alunos deverão associar a imagem ao nome do local onde elas acontecem com grande frequência. O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um momento em que eles possam relacionar os conteúdos que foram abordados nos slides anteriores.
Regras do jogo:
Cada dupla receberá as cartas do Jogo da memória. Em seguida eles deverão organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo. Um aluno por vez deverá escolher duas cartas e virá-las. Se formar um par, elas são eliminadas. Caso o contrário, elas deverão ser viradas novamente no mesmo lugar em que estavam. O objetivo do jogo é encontrar todas os pares e eliminar todas as cartas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Promova uma discussão com os alunos sobre os lugares que apareceram durante o jogo da memória. Nesse momento é importante levar os alunos a refletirem sobre como o local de vivência interfere no modo de vida, bem como o contato com a natureza que esse local proporciona. Em seguida, construa uma tabela no quadro e, coletivamente, preencha com os locais que apareceram no jogo da memória. Após esse momento, solicite que os alunos copiem os dados da tabela no caderno. Entretanto, dependendo de nível de alfabetização da sala, você pode substituir o registro escrito por uma representação com desenhos.
Durante essa etapa é muito importante levar o aluno a refletir sobre o local onde vive e no que esse local se difere dos restantes.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Direitos humanos
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos identifiquem as diferenças no modo de viver em diferentes lugares (cidade, campo, praia etc.) bem como suas características. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom. Explique que durante esta aula eles irão conhecer alguns tipos de lugares de vivência.
Contextualização (30 minutos)
Envie as imagens da contextualização para os alunos. Se preferir, escolhas outras. Grave um áudio fazendo os seguintes questionamentos:
- Quais as diferenças entre esses lugares?
- Você acha que a vida das pessoas é igual em cada um desses lugares?
- Qual das imagens ilustra melhor o local onde vivemos?
Peça que as respostas sejam enviadas por meio de mensagens de texto ou áudio. Outros aspectos relevantes podem aparecer na fala das crianças e devem ser considerados na discussão. Por isso, anote tudo em uma folha A4 ou no Google Docs.
Caso o local onde você vive não se pareça com nenhuma das imagens, é importante que você inicie uma conversa com os alunos e peça para que eles façam uma breve definição de como é o lugar onde moram. As imagens podem ser adequadas de acordo com o contexto regional para aprofundar as discussões.
Problematização (40 minutos)
Nesta etapa, grave uma narrativa das informações que estão no slide do plano original. Questione-os sobre onde provavelmente cada pessoa que aparece na imagem vive. Neste momento, é muito importante que os alunos entendam que cada local possui características próprias. Para isso, continue questionando-os:
- Uma pessoa que vive no campo consegue ir à praia com a mesma frequência de quem vive no litoral?
- Uma pessoa que vive na cidade tem o mesmo contato com a natureza de quem vive no campo?
- Os tipos de lazer de uma pessoa que vive no campo são os mesmos de quem vive na cidade? Que exemplos podemos dar para cada um desses lugares?
Esse momento tem como objetivo levar os alunos a entenderem que os hábitos das pessoas estão ligados diretamente ao local onde vivem, bem como a relação com a natureza que cada local proporciona.
Ação propositiva (60 minutos - assincronamente)
Oriente a turma para se organizar em duplas. Eles deverão se encontrar virtualmente por uma chamada de vídeo. Nesse encontro, um colega terá a função de projetar e organizar o jogo da memória. O outro irá participar da brincadeira, que está disponível para impressão neste link.
O jogo conta com imagens de situações cotidianas que são específicas de locais diferentes (campo, cidade e litoral). Os alunos deverão associar a imagem ao nome do local onde elas acontecem com grande frequência. O objetivo desta atividade é proporcionar um momento em que eles possam relacionar os conteúdos que foram abordados nos slides anteriores.
Envie às crianças as regras do jogo. Se preferir, no próprio vídeo explicativo da etapa, já deixe claro quais elas são. Cada dupla terá as cartas do jogo da memória. Em seguida, um deles deverá organizá-las em uma superfície, deixando as imagens viradas para baixo. Um aluno por vez deverá escolher duas cartas e virá-las. Se formar um par, elas são eliminadas. Caso não forme um par, elas deverão ser viradas novamente no mesmo lugar em que estavam. O objetivo é encontrar todas os pares e eliminar todas as cartas. Caso as crianças não tenham acesso à impressão do material, peça que um adulto as ajude a desenhá-las.
Sistematização (60 minutos)
Encaminhe um vídeo aos alunos, discutindo sobre os lugares que apareceram durante o jogo. Nesse momento é importante levá-los a refletirem sobre como o local de vivência interfere no modo de vida, bem como o contato com a natureza que esse local proporciona. Em seguida, construa uma tabela com os locais que apareceram na brincadeira. Após esse momento, solicite que as crianças copiem os dados no caderno. Dependendo do nível de alfabetização da sala, você pode substituir o registro escrito por uma representação com desenhos.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo:
- “Chico Bento, na roça é diferente”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Marina Paulino
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objetivo(s) de aprendizagem: Identificar as diferenças no modo de viver em diferentes lugares (cidade, campo, praia,etc), bem como suas características.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
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