GEO2_07UND03 - Jogo dos Rótulos
Plano de Aula
Plano de aula: Indústria Alimentícia
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Peça às crianças na aula anterior que tragam de casa um rótulo de alimento industrializado.
Material complementar:
Jogo dos rótulos
Sistematização - Figuras
Tabela para Sistematização
Para você saber mais:
Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias. O Globo, 18/10/2010. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/comida-industrializada-contem-altos-niveis-de-conservantes-corantes-outras-substancias-2938399>. Acesso em 26/03/2019.
Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.
Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4>. Acesso em: 20 mai 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos ou escreva no quadro. Converse com as crianças: De onde vêm os alimentos que consumimos? Deixe que respondam livremente.
Caso vocês estejam no espaço urbano, provavelmente as crianças dirão que a procedência dos alimentos são os supermercados, sacolões, etc. Se vocês moram no espaço rural, é possível que as crianças citem as plantações, hortas, etc.
Faça uma lista prévia das hipóteses para conferir ao final da aula com elas. Conforme tiverem noção dos conceitos do plano, a aprendizagem fará com que as primeiras hipóteses possam ser revistas e confirmadas ou refutadas.
Para você saber mais:
Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Conte a seguinte história para as crianças:
Quatro amigos foram visitar uma fábrica de alimentos muito misteriosa. Essa fábrica era responsável por um alimento que vinha numa caixa e substituía muitas coisas que comemos no dia a dia. Mas, ninguém sabia quais eram seus ingredientes e os responsáveis pela fábrica não informavam de onde vinham os ingredientes! Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?
- Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?
- Onde as crianças estiveram?
- Vocês já viram algum alimento parecido?
- Será que esse seria um alimento saudável?
- Por que os responsáveis pela fábrica não informaram os ingredientes?
- Vocês sabem o que são ingredientes? Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?
Para você saber mais:
Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4>. Acesso em: 20 mai 2019
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Reúna as crianças em grupos de 4 pessoas. Incentive as crianças a verificarem o material (rótulos) que trouxeram. Utilize lupas (se for possível), diga que são detetives. Vamos descobrir pistas nesses rótulos?
Ajude-os a identificar os ingredientes dos produtos.
Posteriormente, organizem juntos um mural com os rótulos que as crianças trouxeram. Elas deverão afixar o rótulo e identificar no mínimo um de seus ingredientes.
Conforme o produto trazido, pergunte se sabem de onde vêm os ingredientes que o compõem.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nos mesmos grupos de 4 pessoas, as crianças vão jogar para descobrir a origem de determinados ingredientes dos rótulos. Você poderá adaptar o jogo do material complementar aos rótulos que as crianças trouxeram. O objetivo do jogo é que as crianças descubram que alguns ingredientes dos produtos industrializados são provenientes de produtos naturais.
JOGO - produto e origem
Cartas com rótulos e produtos naturais que são ingredientes dele.
O jogo acontecerá da seguinte maneira:
Um dos jogadores será o mestre e ficará com as cartas dos rótulos e seus ingredientes. Os demais ficarão com os ingredientes.
O mestre tira uma das cartas dos rótulos. Os demais jogadores descartarão cada um uma carta com um ingrediente correspondente. Vence o jogo quem termi,nar as cartas que tiver primeiro.
Oriente as crianças a relacionar cada rótulo e ingrediente à sua origem na natureza. Após o jogo, reflita com as crianças sobre os ingredientes que não apareceram ou que elas não sabem o que são, como na fábrica da etapa de contextualização.
Que ingredientes são esses? Fale com elas sobre os conservantes, que são produtos que as fábricas utilizam para dar sabor e durabilidade aos alimentos, sobre o sódio e o açúcar, em teor maior do que o necessário ao consumo humano e sobre a superioridade dos alimentos naturais em teor de vitaminas e nutrição.
Para você saber mais:
Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias. O Globo, 18/10/2010. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/comida-industrializada-contem-altos-niveis-de-conservantes-corantes-outras-substancias-2938399>. Acesso em 26/03/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Na atividade, as crianças deverão recortar e colar nas colunas correspondentes os rótulos de alimentos industrializados e a matéria prima de fabricação (figuras ou palavras). Converse com elas sobre a oferta de alimentos naturais e de como é importante priorizar os alimentos naturais, sem conservantes, aos industrializados.
A seguinte coluna será a opção da criança: O produto é saudável? A criança deverá marcar sim ou não.
Observe se as crianças compreenderam que os alimentos naturais são mais saudáveis.
Figuras
Tabela:
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_07UND03
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo, Google Meet (ou outra ferramenta síncrona).
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes relacionem produtos industrializados com o fornecimento de matéria prima da agropecuária. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e converse com as crianças: de onde vêm os alimentos que consumimos? Deixe que respondam livremente, por mensagens de texto ou áudio no grupo da turma.
Contextualização (50 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Conte a seguinte história para as crianças: Quatro amigos foram visitar uma fábrica de alimentos muito misteriosa. Essa fábrica era responsável por um alimento que vinha numa caixa e substituía muitas coisas que comemos no dia a dia. Mas, ninguém sabia quais eram seus ingredientes e os responsáveis pela fábrica não informavam de onde vinham os ingredientes! Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?
- Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?
- Onde as crianças estiveram?
- Vocês já viram algum alimento parecido?
- Será que esse seria um alimento saudável?
- Por que os responsáveis pela fábrica não informaram os ingredientes?
- Vocês sabem o que são ingredientes? Você comeria uma coisa sem saber do que ela foi feita?
Peca que os estudantes anotem suas respostas no caderno.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, incentive as crianças a verificarem o material (rótulos) que tenham em casa. Vamos descobrir pistas nesses rótulos?
Ação propositiva (50 minutos - sincronamente)
Utilize o Google Meet para as orientações necessárias, diga que as crianças vão jogar para descobrir a origem de determinados ingredientes dos rótulos. Você poderá adaptar o jogo do material complementar aos rótulos que as crianças tem em casa. O objetivo do jogo é que as crianças descubram que alguns ingredientes dos produtos industrializados são provenientes de produtos naturais.
JOGO - produto e origem
Cartas com rótulos e produtos naturais que são ingredientes dele.
O jogo acontecerá da seguinte maneira:
Um dos jogadores será o mestre e ficará com as cartas dos rótulos e seus ingredientes. Os demais ficarão com os ingredientes. Esse momento deverá ser realizado de forma síncrona.
O mestre tira uma das cartas dos rótulos. Os demais jogadores descartarão cada um uma carta com um ingrediente correspondente. Vence o jogo quem terminar as cartas que tiver primeiro.
Oriente as crianças a relacionar cada rótulo e ingrediente à sua origem na natureza. Após o jogo, reflita com as crianças sobre os ingredientes que não apareceram ou que elas não sabem o que são, como na fábrica da etapa de contextualização.
- Envie as imagens para as crianças- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf. Acesso em 21/06/2020.
Para você saber mais:
- Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias. O Globo, 18/10/2010. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/comida-industrializada-contem-altos-niveis-de-conservantes-corantes-outras-substancias-2938399>. Acesso em 21/06/2020.
Sistematização (40 minutos- assincronamente)
Na atividade, as crianças deverão recortar e colar nas colunas correspondentes os rótulos de alimentos industrializados e a matéria prima de fabricação (figuras ou palavras). Converse com elas sobre a oferta de alimentos naturais e de como é importante priorizar os alimentos naturais, sem conservantes, aos industrializados.
A seguinte coluna será a opção da criança: O produto é saudável? A criança deverá marcar sim ou não.
Caso eles não possam fazer a impressão do material, adapte com o uso de revistas ou jornais.
Convite às famílias
Deixe a sugestão que as famílias leiam com as crianças aos materiais que seguem como sugestão complementar.
- Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em 21/06/2020.
- Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4>. Acesso em 21/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Relacionar produtos industrializados com o fornecimento de matéria prima da agropecuária.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE07) Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA