Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: e-mail; WhatsApp; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom; YouTube; Google Maps; Google Earth e Google Desenhos.
Valores trabalhados
Cidadania e participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem e comparem as produções culturais de bairros ocupados por migrantes. Fica a sugestão de ferramentas tecnológicas, como WhatsApp e e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando o Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original por meio de uma foto. O plano ocorrerá, na maior parte do tempo, de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo e comece pedindo para que pensem como é o bairro onde eles moram. Moram perto da escola? O que existe lá: lojas, padarias, praças etc.?
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, junto a uma videoaula contextualizando-os. Esse momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
A ideia inicial é que percebam que o bairro é uma produção social. São as ações humanas que modificam os lugares. Converse sobre as transformações promovidas nos lugares ao longo do tempo. É importante que os alunos percebam que os bairros nos mostram características da vida de seus moradores. Assim, as diferentes culturas, hábitos e costumes acabam promovendo mudanças em seus lugares de vivência.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie as imagens do plano original e diga aos alunos para que explorem as duas imagens. Questione-os sobre o que podemos observar. Comente que ambas as fotos demonstram bairros de cidades no Brasil que receberam populações provenientes de outros países. A ideia é que os alunos percebam que uma vizinhança pode ser formada por pessoas vindas de muitos lugares diferentes, e cada uma traz um pouco de sua cultura para o lugar onde mora. Por isso a fachada das casas são diferentes, os tipos de comércio são diferentes e os costumes são diferentes. Aqui, surge o conceito de paisagem, que pode ser explicado para os alunos como tudo aquilo que vemos, aquilo que a nossa vista alcança.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Pergunte se os alunos conhecem o bairro onde fica a escola. Se lembram quais comércios, casas e pontos de referência existem ao redor da escola.
Peça que utilizem o Google Earth ou o Google Maps para fazer um pequeno passeio pelo bairro onde fica a escola e, durante o percurso, peça que olhem tudo o que há em volta: casa, lojas, pessoas, movimento dos carros e até mesmo a quantidade de árvores. Após a observação, diga a eles que façam um desenho com os principais elementos que puderam observar.
Abaixo, os tutoriais para uso de diferentes ferramentas:
- Google Earth, disponível aqui;
- Google Maps, disponível aqui;
- Google Desenhos, disponível aqui.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Após o estudo, construa uma lista coletiva com os principais pontos de referência observados por eles. Façam essa lista utilizando o Google Docs. Peça que copiem a lista no caderno como forma de registro da atividade.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças no uso das ferramentas sugeridas no plano.
Sugira ainda que assistam aos vídeos que complementam o conteúdo proposto.
- Bairros, disponível aqui;
- Tipos de bairros, disponível aqui.