Plano de Aula

Plano de aula: Tratando os dados da pesquisa

Plano 5 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.

Sobre esse plano: esse plano é o 5º da sequência de 7 planos e tem duração de 2 aulas (100 minutos). O objetivo desse plano é discutir com os alunos a melhor maneira de tratar e representar os dados obtidos a partir das entrevistas com os estudantes. Partiremos do pressuposto de que os alunos utilizaram o Google Forms para realizar as pesquisas. Caso não tenham feito em celular, as tabelas e gráficos poderão ser realizados manualmente. Leve em consideração que tal processo poderá levar um tempo maior do que uma aula.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.

Materiais necessários: réguas, papéis quadriculados, lápis coloridos, transferidores e compassos.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: explique à turma que o objetivo da aula é levantar como foi o movimento da coleta de dados, se foram bem recebidos, se conseguiram obter os dados de forma satisfatória ou se tiveram algum problema. Mostre que o objetivo da aula é organizar os dados coletados para poder compartilhar os resultados com toda a escola.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA