Plano de Aula
Plano de aula: Montando as questões da pesquisa
Plano 3 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.
Sobre esse plano: esse plano é o 3º da sequência. O objetivo é discutir com os alunos quais serão as questões que darão origem à pesquisa que poderá ser realizada em impresso, ou seja, os alunos podem digitar as questões e a escola pode xerocar para realizar a entrega aos demais estudantes. Como adaptação, caso você e os alunos possuam acesso à internet e computador, é possível utilizar os formulários Google.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Matemática) ou a relação entre Matemática e Português. Caso haja essa parceria com o docente da outra disciplina, dividam as atividades, de modo que ele fique responsável pela produção dos textos, quando houver a produção dos dados, na etapa final da atividade.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.
Materiais necessários: para a construção dos formulários on-line, precisaremos de computadores ou do próprio celular do aluno com acesso à internet. Caso não seja possível, realize um questionário por meio de folhas. Nessa mesma perspectiva, a construção das tabelas e gráficos poderão ser feitas no excel ou em papel quadriculado. Para os cartazes de divulgação, os alunos poderão utilizar cartolinas, lápis de colorir, além de réguas para construção dos gráficos e tabelas.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: divida a turma nos mesmos grupos das aulas anteriores e explique que o objetivo da aula será dar continuidade à aula anterior, quando foi solicitado que cada grupo pensasse quais perguntas seriam pertinentes para contemplar as temáticas que foram decididas.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA