Plano de Aula

Plano de aula: Discutindo o feedback da gestão

Plano 7 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecerem os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.

Sobre esse plano: nos últimos planos, decidimos a temática, criamos as perguntas e coletamos os dados para depois tratá-los e chegar a um consenso. Na última aula, montamos um roteiro de apresentação para a gestão escolar a fim de mostrar os resultados. O objetivo desse plano é debater com os alunos o que foi apontado pela gestão escolar sobre os resultados e preparar o processo de divulgação dos resultados para a escola toda.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiências em produções, a partir de um processo projetificado.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: organize a sala em semicírculo.

Peça para que os estudantes responsáveis, que foram conversar juntamente com você e com a equipe gestora, apresentem os pontos que foram discutidos para, em seguida, abrirem a discussão para debate.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA