Plano de Aula

Plano de aula: Criando o formulário de perguntas

Plano 4 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.

Sobre esse plano: dando continuidade aos planos anteriores, em que os estudantes decidiram as temáticas que estarão na pesquisa, bem como as perguntas que as contemplarão, o objetivo desse plano é construir com os alunos o formulário com as perguntas que darão origem a pesquisa. Ela poderá ser realizada em formulário Google ou impresso.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Matemática) ou a relação entre Matemática e Língua Portuguesa. Caso haja essa parceria com o docente da outra disciplina, dividam as atividades de modo que ele fique responsável pela produção dos textos, quando houver a produção dos dados, na etapa final da atividade.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: explique que o objetivo desse momento é conversar com os alunos sobre o que irão fazer na aula: criar o formulário com as questões selecionadas e validá-las. Certifique-se de que seus alunos conseguiram estudar o vídeo da aula anterior.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA