Plano de Aula

Plano de aula: Aprofundando o olhar para o problema

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fábrica de apps

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo proporcionar aos alunos o desafio de idealizarem um aplicativo, cuja função seja sanar algum problema ou situação que precise de melhoras e que esteja relacionada ao cotidiano escolar. Na primeira aula, eles deverão pensar sobre as problemáticas da escola. Na segunda, deverão debater sobre o problema escolhido. Na terceira, idealizar o aplicativo. Na quarta e quinta, desenvolvê-lo. E, por fim, na sexta, apresentá-lo para a sala. Essa sequência é composta de cinco planos de aula, todos planejados para serem realizados 50 minutos cada, exceto o plano 4, que deverá ser realizado em 100 minutos. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: nessa etapa, os alunos, que previamente selecionaram um problema relacionado à comunidade escolar e refletiram sobre causa e consequência desse problema, deverão aprofundar o olhar para ele, a fim de compreendê-lo melhor e desenvolver opções para saná-lo ou amenizar os efeitos negativos na comunidade.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF89LP21 e EF89LP27, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 5, 7 e 10.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Português, Ciências, Matemática ou História, por exemplo) ou combinar encontros de dois ou três deles, a fim de obter um trabalho mais transversal. Sugere-se que os professores trabalhem essa sequência como um projeto transversal da escola. O olhar de mais de uma matéria para o assunto contribuirá para a reflexão dos estudantes.

Ação prévia: considerando que nos planos de aula 1 e 2 os alunos escolheram um problema como desafio a ser sanado e fizeram uma vivência para detectar as causas e consequências do desafio, traga para a aula as árvores feitas previamente pelos alunos.

A fim de agilizar a dinâmica da aula, faça uma organização prévia dos alunos em grupos:

1 - Peça que se reúnam nos grupos previamente estabelecidos, a fim de que possam discutir sobre o desafio escolhido.

2 - Garanta uma organização da sala que permita um trabalho em grupo produtivo. Se for possível, leve-os ao ateliê de artes ou à outra área da escola que dê a eles mais liberdade e espaço.

3 - Atribua funções aos alunos de cada grupo, mas faça essa divisão/atribuição de papéis de forma diferente da feita na aula anterior.

- Controlador do tempo: será o aluno responsável por controlar o tempo de produção do grupo e garantir que tudo esteja pronto no prazo.

- Organizador de material: deverá organizar o material necessário para o trabalho e garantir que os recursos usados sejam feitos com consciência, evitando desperdício de material.

- Facilitador: será o aluno que garantirá que todos seguirão o planejamento proposto, a fim de que o grupo não se distraia no caminho.

Fale para os alunos que as funções acima não são hierárquicas, mas colaborativas. Alterne as funções em outros dias de trabalho. Para saber mais sobre o assunto, recomenda-se a leitura do livro da Rachel Lotan, indicado ao final do slide.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência, organizada como um projeto e em diálogo com o design thinking, favorece a resolução de problemas, a comunicação, a colaboração, a iniciativa e o desenvolvimento da autonomia, posto o protagonismo que os estudantes têm ao longo de todo o processo. Também envolve planejamento, organização de recursos, criatividade e imaginação para idealizar os aplicativos. Por fim, cabe destacar que o desenvolvimento social, a ética e a responsabilidade são pautados pela relação entre os projetos desenvolvidos e o contexto da escola.

Materiais necessários: papel, canetas hidrográficas coloridas, cola bastão ou branca, lápis, borracha, cartolinas ou papel. Ou notebooks/chromebooks/iPads com internet ou aplicativo que possam desenvolver um mapa mental.

Para você saber mais: o design thinking é uma metodologia usada para solucionar problemas a partir de uma investigação colaborativa sobre o assunto/problema a ser sanado. Essa metodologia permite aos alunos debaterem ideias sobre as possíveis soluções e é, geralmente, dividida em: descoberta, interpretação, ideação, experimentação, evolução.

  • Design Thinking: o que é e como usar em sala de aula. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/12457/design-thinking-o-que-e-e-como-usar-em-sala-de-aula - Acesso em: 14-fev-2020.

  • Design Thinking e bibliotecas inovadoras são realidade no Brasil. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/12902/design-thinking-e-bibliotecas-inovadoras-sao-realidade-no-brasil#_=_ - Acesso em: 14-fev-2020.

  • Como usar mapas mentais para melhorar aprendizagem na escola. Fonte: Nova Escola. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/17882/como-usar-mapas-mentais-para-melhorar-aprendizagem-na-escola - Acesso em: 19-fev-2020.

Sobre trabalho em grupo:

COHEN, E. & LOTAN, R. Papéis e responsabilidades do grupo in: Planejando o trabalho em grupo. Porto Alegre: Penso, 2017.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: para início da aula, os grupos devem estar previamente organizados e com os papéis atribuídos, conforme orientação no slide 1, em “Ação prévia”.

Escreva a frase do slide ou projete-o. Diga aos alunos que terão de pensar em soluções para um dos aspectos levantados e que esse processo, como o da aula anterior, será um movimento de expansão e discussão do aspecto escolhido para pensar na solução a ser desenvolvida pelos grupo.

Peça aos alunos para escolherem um dos aspectos levantados na árvore para ser objeto de pesquisa e olhar. Esse aspecto pode ser uma causa do problema ou uma consequência. O grupo deve estabelecer um critério de escolha que leve em consideração qual, das questões levantadas, é mais significativa para o contexto escolar e passível de alteração.

Por exemplo, os alunos detectaram que a biblioteca da escola poderia ser mais bem utilizada por eles (problema). A causa desse problema é a falta de funcionário(s) para atender aos alunos e garantir os empréstimos, e a consequência é a falta de estímulo à leitura. Eles não poderiam solucionar com um aplicativo a falta de funcionários nem teriam autonomia para contratar um, mas podem propor o desenvolvimento de um aplicativo que vai facilitar o empréstimo, que pode ser feito por eles com um inspetor ou um professor, por exemplo.

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