Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Projetor de slides para transmitir vídeo de reportagem e charges.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: O título da aula poderá ser projetado em slide, ou não. Deve ser um momento breve de apresentação geral do tema. Leia e não espere que os alunos respondam, assegure que no fim da aula este questionamento seja sanado.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o trecho da reportagem “Pesquisadores apontam espécies de árvores mais desmatadas na Amazônia”, por meio do site G1, acessado pelo link: http://g1.globo.com/ap/amapa/amapa-tv/videos/v/pesquisadores-apontam-especies-de-arvores-mais-desmatadas-na-amazonia/4643826/, questione os alunos se já presenciaram alguém cortando ou queimando árvores na sua região (escola e moradia), como era esta vegetação (características) e, principalmente, qual seria o motivo que levou a esta ação. O vídeo também expõe consequências deste desmatamento, este será o ponto para concatenar a introdução às questões norteadoras da aula, a seguir.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Assim como o vídeo aponta o grave desmatamento na região da Floresta Amazônica, problematize com as crianças o que sentem ao saber que matam plantas de muitas espécies em nossa região e o que isso pode acarretar tanto para quem está perto quanto para outras áreas do país. Feitas as perguntas deixe que os alunos reflitam e sistematize todos os questionamentos após a atividade Mão na massa, proposta no próximo slide.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos as charges do slide, uma de cada vez, e, caso prefira, poderá imprimir e distribuir para que analisem em grupos. Indague os alunos primeiramente o que observam na imagem e incite a interpretação, caso ela não surja naturalmente. A primeira charge diz respeito à ação de extrativismo, com cortes de árvores pelas madeireiras (em sua maioria), mas também é possível citar a agricultura, que desmata para plantios de monoculturas, ou a criação de gado, que retira espécies vegetais de grande porte para formar pastagens. O intuito, neste caso, é promover a discussão do impacto climático que a ausência das vegetações densas pode causar. Faça um paralelo com a região da escola. Onde moram, há lugares com maior quantidades de árvores do que outros? Onde é mais fresco e gostoso de estar? Por quê? Fenômenos como respiração, transpiração e fotossíntese das plantas poderão ser citados, mas não são conhecimentos prévios necessários para o desenvolvimento da aula, apenas tornarão a discussão mais rica.
A charge número 2 traz animais cujo habitat foi destruído por corte ou queimadas. Problematize se isso ocorre na região onde vivem, se há animais de matas próximas alcançando as áreas urbanas em busca de abrigo e comida. Isso é ruim? Por quê? Será que traz riscos, quais? Esses animais conseguirão sobreviver por muito tempo?
Ao passo que os alunos trouxerem as considerações faça registros pontuais das falas no quadro, a retomada posterior destas auxiliará a Sistematização final do conteúdo.
Nos 10 minutos finais, separe os alunos em quatro ou cinco grupos propondo que pesquisem quais são as espécies vegetais mais ameaçadas da região (cada grupo poderá citar uma espécie. Portanto, um representante será responsável por montar uma lista organizando a turma de modo a não haver repetição entre as buscas).
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Conclua a aula pedindo que os grupos citem quais são as espécies desmatadas e o por quê. Coloque os nomes no quadro acima das anotações feitas a respeito da interpretação das charges, simbolizando uma “proteção”, um “guarda-chuva”, como se elas impedissem todas as ações ruins citadas anteriormente de acontecer.
Reforce o papel de cada indivíduo para a proteção da região onde vive, tanto em escala local como em âmbito global. Finalize com a produção de um amplificador de ideias que possibilite a reflexão sobre o papel transformador que possuem, expressando e replicando o que aprenderam para a comunidade escolar. A sugestão, neste caso, é um projeto de plantio na escola de acordo com as possibilidades do local, desde uma espécie de grande porte, que será cuidada pela turma, até a ação de semear vasos para doação em reunião de pais. Os minutos finais serão para o planejamento do projeto a ser desenvolvido em longo prazo, durante novas aulas e intervalos.