Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educacional (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.
Texto: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/12/1723364-predios-mais-altos-do-pais-cobrem-o-sol-em-balneario-camboriu-sc.shtml
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Tmt_ygPpCFw (até 34 segundos).
Material para o mão na massa: massinha de diversas cores, caixas, papéis coloridos, palitos de sorvete, sucatas diversas, lanternas, papel para desenho, lápis, borracha, lápis de cor, tesouras e cola.
Material de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=GUdLhAWog48
Título da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como a luz solar e as sombras interferem na rotina das pessoas.
Questione os estudantes: o sol se movimenta no céu durante o dia? As sombras projetadas pela luz do sol também se movimentam no decorrer do dia?
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre a questão apontada.
Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando-os para pensarem sobre as seguintes questões: Que tipo de atividade é melhor com sol? Que tipo de atividade é melhor com sombra?
Esteja atento para as respostas dos estudantes, que devem ser retomadas no momento da sistematização.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Organize os estudantes em grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva a proposta no quadro. Distribua o material para os grupos, atentando para que todos tenham os mesmos materiais.
Materiais necessários: massinha de diversas cores, caixas, papéis coloridos, palitos de sorvete, sucatas diversas, lanternas, papel para desenho, lápis, borracha, lápis de cor, tesouras, cola e fita adesiva.
Estimule os estudantes a montar uma maquete que contenha uma casa e um lago, depois do cenário montado desafie os estudantes a testarem as possibilidades de iluminação solar com uma lanterna e a sombras produzidas a partir dos elementos da maquete, estimule-os a responderem as questões contidas no slide, testando todas as possibilidades. Retome com os estudantes as sombras produzidas pelos prédios na beira da praia, visto no momento de contextualização.
O professor observa o envolvimento da turma e vai lançando as perguntas aos poucos conforme sente a necessidade de aumentar ou diminuir o grau de dificuldade:
- a criança que mora na casa gosta de brincar no lago, porém sente muito frio e prefere ir ao lago quando está sol, desenhe a posição do sol no céu (lanterna), quando o lago estará sombreado.
- em que momento a luz solar (lanterna) atinge o lago?
- em que momento o lago não recebe luz?
- como a luz (lanterna) e a casa (opaco) interferem com a luminosidade que chega no lago?
- em que momento a casa passa a não interferir sombreando o lago
- a distância entre a casa e o lago influenciam a luz atingir o lago?
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide, escreva o texto no quadro ou imprima o último slide. Leia as informações para os estudantes. Comente com os alunos que a propagação da luz depende da quantidade de raios de luz que passam por uma superfície, que pode ser: translúcida (permite a passagem de um pouco de luminosidade); opaca (não permite que a luz se propague através da superfície) e transparente (permite que a luz seja propagada sem prejuízos).
Retome as hipóteses dos estudantes referentes à questão disparadora, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que a posição do sol no céu tem relação direta com a projeção de sombras é as atividades do dia a dia.
Material de apoio:
https://www.youtube.com/watch?v=O5aCaZZDRIk
http://somos.tigtag.com.br/film/o-sol-e-as-sombras-PRM00008/