Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_16GRM08
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, dinheirinho (impresso e recortado ou dinheirinho de brinquedo - veja orientações na adaptação do plano 1 desta sequência), cartelas e cartas para o sorteio do bingo (de acordo com a opção que fizer) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Para esta sequência de planos de aulas, será interessante que os alunos tenham “dinheirinho” confeccionado, impresso e recortado ou de brinquedo.
No caso de uma aula síncrona, se for possível, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Realize a atividade conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que possam conversar com as crianças sobre o uso do sistema monetário. Se achar conveniente peça que respondam as questões por escrito e te enviem. Um adulto pode ser o leitor e o escriba.
Atividade principal
Aula síncrona: Encaminhe, com antecedência, as cartelas, uma para cada aluno, para que tenham em mãos no momento da aula. Se não conseguirem imprimir poderão copiar. No momento simultâneo, faça o jogo, conforme apresentado no plano de aula, só que cada aluno jogará sozinho. Dê um tempo a cada objeto sorteado, para que possam fazer as contas dos valores. Indique que tenho em mãos seu “dinheirinho” e papel para rascunho.
Aula assíncrona: Você pode enviar as orientações e materiais para que joguem em casa com os familiares. Se não tiverem acesso à impressão das cartelas e cartas para o sorteio, podem reproduzir copiando algumas cartelas e escrevendo em tirinhas de papel os nomes dos objetos. Peça que o aluno te mande a cartela que usou para jogar, com as possíveis combinações para chegar a R$100,00. Outra opção é fazer uma proposta de simulação:
UMA TURMA ESTAVA JOGANDO “BINGO DE R$100,00”, AJUDE OS ALUNOS A GANHAR O JOGO. VEJA AS CARTELAS E INDIQUE EM CADA UMA TODAS POSSÍVEIS COMBINAÇÕES DE OBJETOS QUE JUNTOS CUSTEM EXATAMENTE R$100,00.
Pode enviar duas ou mais cartelas, de acordo com o que achar viável para sua turma. Não há necessidade de imprimir ou copiar se não tiverem acesso à cópia impressa, é só escrever as combinações para cada cartela (numere as cartelas) e te enviar. Faça orientações bem claras às famílias, de acordo com a atividade que enviar.
Discussão das soluções, Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Quando um aluno gritar “Bingo”. Você fará, juntamente com os alunos a validação e este aluno que ganhou, explica para os colegas as estratégias que utilizou durante o jogo. Faça isso a cada rodada, que concluírem. Conclua a aula com a sistematização dos conceitos e o encerramento, conforme a proposta do plano de aula.
Aula assíncrona: Para a discussão das soluções utilize as simulações enviadas pelos alunos. Envie algumas para que verifiquem quais estão corretas e quais não estão, explicando os erros. Solicite que te enviem e faça uma devolutiva com intervenções, se necessário e com uma síntese das aprendizagens.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre o sistema monetário. Envie orientações bem claras com relação às atividades, os materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.