Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_03NUM06
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, imagens digitais ou impressas das atividades, cédulas e moedas confeccionadas ou encartes prontos.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for síncrona, você poderá realizar as atividades de acordo com o plano de aula. Porém, envie com antecedência os impressos ou documentos digitais, para que construam as cédulas e moedas (veja quantidades no plano) e também das atividades. Como estarão distantes, as atividades serão realizadas individualmente e não em duplas. Seria interessante marcar encontros com uma quantidade menor de alunos por vez, para realizar as intervenções necessárias.
Para as aulas assíncronas, você pode utilizar as propostas a seguir:
Retomada
Encaminhe os impressos ou documentos digitais para que construam as cédulas e moedas (veja quantidades no plano) e a imagem da atividade, para que os alunos completem o quadro. Se a atividade não for impressa, podem copiar o quadro e realizar numa folha. Oriente as famílias para que deixem os alunos explorarem o “dinheirinho”, observando os valores. Podem conversar e até apresentar algum dinheiro verdadeiro. Encaminhe as questões do Discuta com a turma (segundo slide da retomada) para que as famílias possam interagir e ajudá-los a refletir sobre a atividade proposta. Depois, devem te mandar o quadro preenchido.
Atividade principal
Envie a atividade, digitalmente ou impressa, solicitando que as famílias auxiliem na leitura das comandas (precisarão de 10 ou mais notas de 10 reais, confeccionadas). Mande as questões do Discuta com a turma para que conversem com as crianças. Combine que te enviem a atividade preenchida pelos alunos ou as respostas numa folha. Faça adequações nas comandas se achar necessário, especialmente se os alunos não tiverem a impressão da atividade.
Encerramento
Faça uma devolutiva nas atividades enviadas pelos alunos, contendo o encerramento (conforme plano de aula) e qualquer intervenção que ache necessária.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação à preparação do material e acompanhamento das atividades. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a realizarem as contagens, registros e explicar suas estratégias de maneira o mais independente possível.