Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_01NUM05
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as imagens digitais ou impressas das orientações e ou atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções. As atividades podem ser aplicadas conforme orientações do plano de aula, exceto as dinâmicas em duplas. Ou seja, a atividade principal deve ser realizada individualmente. Encaminhe a atividade principal aos alunos, mas se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir, podem fazer numa folha. Depois promova uma troca de ideias e estratégias de resolução, como está indicado na Discussão das soluções. Faça o fechamento e para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na condução das propostas, conforme as sugestões a seguir:
Aquecimento
Envie a imagem ou a impressão da figura do slide. Peça às famílias que conversem com os alunos sobre as diferenças entre as coleções, deixando que eles falem primeiro e depois instiguem outras diferenças: tipos de objetos, quantidades. Podem indicar que perguntem também:
- Qual tem mais?
- Qual tem menos?
- Como fazer para ficarem iguais?
Caso julgue necessário, solicite que registrem as respostas para te enviar.
Atividade principal
Envie a atividade e solicite às famílias que leiam a comanda juntamente com as crianças. Se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir, podem fazer numa folha. Explique o propósito e que eles deem um tempo para a criança pensar. É importante saber se a criança compreendeu a comanda, então indique que o adulto peça para a criança explicar o que terá que fazer. Depois que completarem devem responder às perguntas. Mande questões para auxiliar a família a conversarem com a criança durante a atividade:
- As coleções possuem a mesma quantidade?
- O que você precisa fazer?
- Como pensou em fazer para completar as coleções?
- Qual a quantidade da coleção de Sabrina?
- Qual a quantidade de bolinhas amarelas?
- Qual a quantidade de carrinhos?
- O que você teve que acrescentar mais, carrinhos ou bolinhas?
- Quantas bolinhas você acrescentou?
- Quantos carrinhos você acrescentou?
Combine que te enviem a atividade resolvida.
Discussão das soluções
Envie aos alunos, como devolutiva e para substituir uma discussão de soluções presencial, uma coletânea de estratégias utilizadas pelos colegas e alguma intervenção que julgar necessária.
Sistematização do conceito e Encerramento
Faça na devolutiva a síntese das aprendizagens e o encerramento, com base no plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar caso seja oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.