Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_16GRM03
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, moedas de dinheirinho (impresso e recortado ou dinheirinho de brinquedo - veja orientações na adaptação do plano 1 desta sequência) e os cartões ou atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Para esta sequência de planos de aulas, será interessante que os alunos tenham “dinheirinho” confeccionado, impresso e recortado ou de brinquedo.
No caso de uma aula síncrona, se for possível, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Como não estará presencialmente com os alunos, embora estejam numa aula simultânea, ficará mais visível se apresentar as moedas através de foto e não as próprias moedas. Veja uma sugestão de imagem: http://blog.maxieduca.com.br/wp-content/uploads/2017/10/apos-moedas-utilizadas-no-Brasil.jpg. Realize a discussão conforme as indicações do plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma imagem das moedas do sistema monetário (http://blog.maxieduca.com.br/wp-content/uploads/2017/10/apos-moedas-utilizadas-no-Brasil.jpg) e as questões do Discuta com a turma. Dê orientações às famílias para que apresentem as moedas e conversem com as crianças verificando os seus conhecimentos sobre elas.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: Você pode propor uma atividade da seguinte forma:
? Os alunos deverão ter as moedas do dinheirinho já utilizado em aula anterior ou enviadas para que recortem em casa. ? Você mostra o cartão de um produto e outro com um valor (cartão cédula). ? Os alunos deverão completar o valor para comprar o produto, utilizando suas moedas. ? Dê um tempo para que realizem e peça a um aluno para apresentar sua proposta. ? Discuta a validade com os alunos e peça que mais alguns alunos apresentem propostas diferentes, se houver. ? Faça quantas rodadas achar produtivo. ? Aproveite para ir discutindo com base em na adaptação das questões do Discuta com a turma, da Discussão das soluções do plano. Outra proposta é organizar uma atividade, em folha, na qual você apresenta os cartões associados e eles devem completar usando as moedas e depois registrar. Escolha uns 5 ou 6 produtos. Neste caso, oriente para que te enviem os registros realizados. Faça então, a discussão das soluções, utilizando uma adaptação das questões do Discuta com a turma (veja abaixo).
Aula assíncrona: Organize uma atividade, em folha, na qual você apresenta os cartões associados (cartão do produto com seu valor, associado ao cartão cédula) e eles devem completar o valor usando as moedas (os alunos deverão ter as moedas do dinheirinho já utilizado em aula anterior ou enviadas para que recortem em casa) e depois registrar. Escolha uns 5 ou 6 produtos. Manda também algumas perguntas (adaptadas do Discuta com a turma, da Discussão das soluções do plano - veja abaixo) para que respondam. Oriente para que te enviem os registros realizados. Envie comandas bem claras e orientações aos familiares de como participar, inclusive como leitores e escribas, se necessário.
1. VOCÊ TEVE DIFICULDADE PARA FORMAR OS VALORES? EXPLIQUE.
2. É POSSÍVEL FORMAR CENTAVOS COM MOEDAS DE UM REAL?
3. QUAIS SÃO AS MOEDAS QUE PODE USAR PARA FORMAR OS CENTAVOS DE UM VALOR?
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Faça a sistematização dos conceitos e o encerramento, utilizando os slides do plano de aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva à atividade dos alunos, com as intervenções que achar necessárias e um fechamento com base na sistematização do conceito e no encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as moedas do nosso sistema monetário e realizarem atividades relativas ao uso das moedas. Envie orientações bem claras com relação às atividades, os materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.