Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_01NUM08
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as imagens digitais ou impressas das orientações e das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e que as famílias encaminhem à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, as atividades podem ser aplicadas conforme orientações do plano de aula, exceto as dinâmicas em duplas ou trios, ou seja, a atividade principal deve ser realizada individualmente. Encaminhe ou apresente a atividade principal aos alunos, mas se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir, podem copiar as questões e responder numa folha ou no caderno. Depois promova uma troca de ideias e estratégias de resolução, como está indicado na Discussão das soluções. Faça o fechamento e para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na condução das propostas, conforme as sugestões a seguir:
Retomada
Envie a imagem ou a impressão da figura do slide e as questões do Discuta com a turma. Peça às famílias que conversem com os alunos sobre a ordem, a representação e o registro de números. Oriente para que deixem os alunos falarem o que conhecem.
Atividade principal e Discussão das soluções
Envie a atividade e solicite às famílias que leiam a comanda e os numerais ordinais juntamente com as crianças. Se receberem digitalmente e não tiverem como imprimir, podem copiar as perguntas e responder numa folha. Explique o propósito e peça que eles conversem com as crianças sobre como fizeram para responder às questões. Encaminhe as perguntas a seguir para que respondam:
1. OS NÚMEROS ESTÃO PRESENTES NA FILA? EXPLIQUE:
2. A FILA É UMA ORDEM? POR QUÊ?
3. ONDE MAIS PODEMOS ENCONTRAR UMA ORDEM?
Combine que te enviem a atividade e as perguntas respondidas.
Encerramento
Faça uma devolutiva aos alunos em suas atividades, com as intervenções necessárias e apresente a síntese das aprendizagens, com base no plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.