Plano de Aula

Plano de aula: O jogo das cores, trabalhando com diversas sequências

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Introdução à reta numerada

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Christian Fernandes Pettersen

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA05) - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

Objetivos específicos

Resolver situações de contagens  em diferentes escalas : de um em um, de dois em dois, de cinco  em cinco de dez em dez.

Conceito-chave

Ordenação e sequências numéricas.

Recursos necessários:

  • Atividades impressas em folha A4 na quantidade total de alunos da turma, para as atividades de:  retomada, principal e raio x.
  • Dados confeccionados com suas faces nas cores amarelo, vermelho e azul. A quantidade deverá ser suficiente para a formação de grupos compostos por 4 alunos, sendo 1 dado por grupo.

Obs.: os dados podem ser confeccionados com embalagens de caixas de leite, sendo forradas com papel fantasia ou pintados com tinta guache nas três cores mencionadas ( amarela, vermelha e azul).

Como fazer o dado: utilize uma embalagem de caixa de leite vazia e limpa. Corte na medida da lateral, por exemplo, se mede 7 cm de largura, recorte a altura na mesma proporção. Com a parte que sobrou recorte até obter a mesma altura e encaixe uma parte dentro da outra. Antes de cobrir com papel colorido, confira as medidas de todos os lados, todas deverão ter o mesmo tamanho. Recorte folhas de papel fantasia e cubra 2 partes de cada lado do dado com cada cor, portanto, serão 6 faces e cada duas delas de uma das cores mencionadas acima.

Caso não tenha como confeccionar os dados com caixas de leite, utilize a planificação em anexo e faça a sua reprodução em papel mais grosso cobrindo-o com as cores mencionadas.




Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver situações de contagens  em diferentes escalas : de um em um, de dois em dois, de cinco  em cinco de dez em dez.