Plano de Aula

Plano de aula: Justificando Quantidades

Plano 2 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com quantidades

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Reforçar conhecimentos dos alunos sobre leitura e registro de quantidades;
  • Realizar a contagem dos objetos da coleção, comparando e apontando a coleção que tem mais, ou menos, objetos;
  • Refletir sobre as estratégias encontradas para a resolução da atividade;
  • Sistematizar as aprendizagens adquiridas nesta aula;
  • Avaliar o aluno buscando saber se houve aprendizagem.

Conceito-chave

Justificar números e contagem

Recursos necessários

  • Tampinhas;
  • Papel ou caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.



Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Reforçar conhecimentos dos alunos sobre leitura e registro de quantidades;
  • Realizar a contagem dos objetos da coleção, comparando e apontando a coleção que tem mais, ou menos, objetos;
  • Refletir sobre as estratégias encontradas para a resolução da atividade;
  • Sistematizar as aprendizagens adquiridas nesta aula;
  • Avaliar o aluno buscando saber se houve aprendizagem.

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA