Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel e lápis, 4 tampinhas de garrafas (uma de cada cor) e dados (que podem ser confeccionados ou substituído por cartões numerados de 1 a 6 num saquinho para sorteio).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso não tenha comunicação digital com eles, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência.
Uma sugestão é que você faça a impressão dos materiais junto com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. Estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens. Para tanto, pode solicitar registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos fazem os registros das aprendizagens e as famílias encaminham à escola.
Retomada
Independentemente do estilo de aula, mande aos alunos as instruções e as regras para que construam o jogo de trilha (veja no plano de aula). Essas orientações podem ser impressas ou enviadas por meio digital. Se tiver oportunidade, faça um modelo e encaminhe a imagem.
Caso ache conveniente, coloque junto do material um modelo de dado, que pode ser substituído por cartões numerados para sorteio. Se sua aula for síncrona, solicite que os alunos contruam o jogo previamente (organize um prazo com alunos e familiares) e converse com eles sobre o conhecimento acerca do jogo de trilha.
Atividade principal
Se a aula for síncrona, apresente as regras da trilha e jogue coletivamente uma ou duas vezes, dividindo os alunos em 4 grupos. Em cada jogada, um aluno deve arremessar o dado ou sortear um cartão numerado. Faça a marcação num tabuleiro, que deverá ficar visível aos alunos (pode ser um cartaz). Peça para eles também fazerem a marcação do jogo nos próprios tabuleiros. Aproveite para ir questionando: "o grupo amarelo está no 4 e sorteou 3, para qual casa deve andar?".
Incentive que os alunos convidem um ou mais familiares para jogar algumas partidas junto depois da aula. Encaminhe as questões presentes no slide do plano de aula para que respondam.
Se a aula for assíncrona, grave um vídeo ou mensagem de voz falando um pouco sobre o jogo de trilha e explicando as regras (já enviadas). Solicite que os alunos joguem com um ou mais familiares que estejam disponíveis e depois respondam as questões (acima), que podem ser encaminhadas por meio digital ou impressas. Sempre solicite que te retornem as respostas.
Discussão das soluções
Caso a aula seja de forma simultânea com seus alunos, discuta as respostas para as questões enviadas. Você pode, inclusive, fazer mais algumas simulações para que conversem neste momento. No caso de uma aula assíncrona, depois de ver as respostas dos alunos, devolva com algum comentário que achar conveniente.
Encerramento
Encerre a aula ou os comentários nas atividades dos alunos com a síntese da aprendizagem desta aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie-a, para que os alunos realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso de alguma forma à resolução. Se não for viável, poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos um momento de aprendizagem de forma divertida. Explique o objetivo do jogo, para que fique claro. É importante salientar que os adultos devem encorajar os alunos a realizar as contagens e andar nas casas do jogo da maneira mais independente possível. Mas, avise que, se for necessário “corrigir”, façam através de questões e solicitando que o aluno faça a contagem novamente, por exemplo. Proponha que auxiliem na confecção do jogo, na leitura e compreensão das regras.