Raio X
Plano de Aula
Plano de aula: Estimulando o cálculo mental com jogos envolvendo a subtração
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas
Descrição
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Conhecimentos prévios
Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:
- Recitar a série numérica até 15;
- Reconhecer os números do zero ao 15;
- Quantificar até 15;
- Contar quantidades, subtraindo-as;
Objetivos específicos
- Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo subtrativo com resto 5;
- Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Resta 5”;
- Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
- Socializar nos grupos diferentes possibilidades de obter 5 por meio do jogo “Resta 5”.
Conceito-chave
Cálculo mental com resto 5.
Recursos necessários
- Material de contagem (opcional);
- Material para impressão: cartas numeradas; regras do jogo, tabela de registro das jogadas do jogo “Resta 5”; modelo de dado; atividade do Raio X;
- Cartaz (opcional): tabela de registro das jogadas, atividade do Raio X.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os conhecimentos dos alunos acerca de cálculo subtrativo com resto 5;
- Estimular o cálculo mental por meio do jogo “Resta 5”;
- Estimular as discussões em grupo por meio da verificação das combinações feitas e comparações entre si;
- Socializar nos grupos diferentes possibilidades de obter 5 por meio do jogo “Resta 5”.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA