Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).
Orientações: Cante a música com os alunos fazendo os gestos próprios da canção. Esta música do repertório infantil usa a melodia como condutora de uma sequência de palavras, facilitando o entendimento do mecanismo de sequenciação e percepção de padrões. No slide 4, conduza a brincadeira agora com outros padrões. Peça aos alunos que repitam as suas falas e gestos, dando sequência aos movimentos pedidos. Faça junto com eles e termine cada grupo de movimentos quando tiver repetido o padrão por, no mínimo, 3 vezes.
Propósito: Trabalhar com o corpo da criança e mobilizar mais funções cognitivas, além de tornar lúdico o processo.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam nos movimentos que fizemos?
- Como vocês conseguiram saber o próximo gesto?
Leia aqui a entrevista de Levin (2005) à Nova Escola sobre a importância do trabalho corporal nos processos de aprendizagem.
Atividade de retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (slides 3 e 4).
Orientações: Cante a música com os alunos fazendo os gestos próprios da canção. Esta música do repertório infantil usa a melodia como condutora de uma sequência de palavras facilitando o entendimento do mecanismo de sequenciação e percepção de padrões. No slide 4, conduza a brincadeira agora com outros padrões. Peça aos alunos que repitam as suas falas e gestos dando sequência aos movimentos pedidos. Faça junto com eles e termine cada grupo de movimentos quando tiver repetido o padrão por, no mínimo, 3 vezes.
Propósito: Trabalhar com o corpo da criança e mobilizar mais funções cognitivas, além de tornar lúdico o processo.
Discuta com a turma:
- Me fale o que vocês perceberam nos movimentos que fizemos?
- Conte como vocês conseguiram saber o próximo gesto?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 5, 6 e 7).
Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos e disponibilize uma caixinha com as figuras. Deixe que os alunos manipulem as figuras e descrevam o que percebem nelas. Distribua as folhas das fichas de modo que cada grupo tenha os dois modelos. Ao trabalhar em pequenos grupos os alunos têm melhor possibilidade de interação. Além disso, você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de agrupamento e descrição. Perceber que cada figura é diferente em cor, forma e tamanho e nomeá-las será importante na descrição dos padrões das fichas da atividade. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar à conclusão do padrão apresentado e posicionar na fila os próximos elementos,.
Propósito:
Discuta com a turma:
- Como você pode descrever as figuras da caixinha?
- É possível agrupar as figuras?
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram à conclusão de que esta figura é a próxima?
- Quantas vezes você repetiu esse padrão? Mostre onde eles começam e terminam.
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 5, 6 e 7).
Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos e disponibilize uma caixinha com as figuras. Deixe que os alunos manipulem as figuras e descrevam o que percebem nelas. Distribua as folhas das fichas de modo que cada grupo tenha os dois modelos. Ao trabalhar em pequenos grupos os alunos têm melhor possibilidade de interação. Além disso, você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de agrupamento e descrição. Perceber que cada figura é diferente em cor, forma e tamanho e nomeá-las será importante na descrição dos padrões das fichas da atividade. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar à conclusão do padrão apresentado e posicionar na fila os próximos elementos.
Propósito:
Discuta com a turma:
- Como você pode descrever as figuras da caixinha?
- É possível agrupar as figuras?
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram à conclusão de que esta figura é a próxima?
- Quantas vezes você repetiu esse padrão? Mostre onde eles começam e terminam.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos. (slides 5, 6 e 7)
Orientações: Divida a turma em grupos de quatro alunos e disponibilize uma caixinha com as figuras. Deixe que os alunos manipulem as figuras e descrevam o que percebem nelas. Distribua as folhas das fichas de modo que cada grupo tenha os dois modelos. Ao trabalhar em pequenos grupos os alunos têm melhor possibilidade de interação. Além disso, você pode perceber a maneira como estão pensando e expressando as diferentes estratégias de agrupamento e descrição. Perceber que cada figura é diferente em cor, forma e tamanho e nomeá-las será importante na descrição dos padrões das fichas da atividade. Os alunos do próprio grupo devem conversar e chegar à conclusão do padrão apresentado e posicionar na fila os próximos elementos.
Propósito:
Discuta com a turma:
- Como você pode descrever as figuras da caixinha?
- É possível agrupar as figuras?
- Vocês poderiam descrever qual o padrão inicial?
- É possível descobrirmos os próximos elementos? Como? Por quê?
- Como vocês chegaram à conclusão de que esta figura é a próxima?
- Quantas vezes você repetiu esse padrão? Mostre onde eles começam e terminam.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 8, 9 e 10)
Orientações: Peça que cada grupo, um por vez, traga sua ficha e oriente que os membros do grupo descrevam o padrão encontrado e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Dê continuidade a apresentação até que todas as fichas do modelo 1 tenham sido discutidas.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual padrão ou regularidade podemos perceber?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Expliquem a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 8, 9 e 10)
Orientações: Peça que cada grupo, um por vez, traga sua ficha e oriente que os membros do grupo descrevam o padrão encontrado e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Dê continuidade a apresentação até que todas as fichas do modelo 1 tenham sido discutidas.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual padrão ou regularidade podemos perceber?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Expliquem a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slide 8, 9 e 10)
Orientações: Peça que cada grupo, um por vez, traga sua ficha e oriente que os membros do grupo descrevam o padrão encontrado e apontem a solução dada para dar prosseguimento à sequência. Dê continuidade a apresentação até que todas as fichas do modelo 1 tenham sido discutidas.
Propósito: Valorizar a produção de cada grupo e possibilitar a explicação para os demais, enriquecendo o repertório de estratégias.
Discuta com a turma:
- Qual padrão ou regularidade podemos perceber?
- Qual é o próximo elemento da sequência?
- Expliquem a escolha deste elemento para compor a sequência?
- Vamos continuar explicando a sequência. Quais são os próximos elementos?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Perceber a importância de desenvolverem a habilidade de observação, descrição e ampliação de um padrão.
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Certifique-se de que eles entenderam a proposta em relação a perceberem a sequência de figuras em cada linha, o padrão como estão dispostas, e que devem desenhar e pintar as demais. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado, utilizando figuras para dar prosseguimento à sequência.
Discuta com a turma:
- Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
- Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?
Materiais complementares:
Atividade complementar
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JeNfeMpZaKCGvyCUHh6BGYszQH86Rp6YfTqXga5K6WwgXybdnC7UHrmvvyEu/atividade-raio-x-final-2.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Atividade Raio-X');">Atividade Raio-X
Resolução da atividade complementar
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bRBD55q8uCNent9nuPtpX8KSeJ6cNVsgbX9wRkYvYzRvNrYueS2dAn8RQfVS/resolucao-do-raio-x-final-2.pdf" target="_blank" onclick="ga('send','event','Planos de aula','Download','Anotações | Resolução do Raio-X');">Resolução do Raio-X