Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos,
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos( slides 3 e 4 ).
Orientações: Projete o slide, desenhe no quadro ou use as mãos . Faça simulações usando os números de 1 a 10. Estimule os alunos a experimentarem as situações-problema propostas, usando os dedos das mãos. É importante que sejam apresentadas às crianças situações em que ela possa agir sobre os objetos para realizar os cálculos. Nas situações de tirar, a criança pensa primeiro no todo e depois remove uma parte dele, são ações sucessivas.
Propósito: Introduzir a ideia de retirar quantidades.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos( slides 3 e 4 ).
Orientações: Projete o slide, desenhe no quadro ou use material manipulativo, como canudinhos, lápis de cor, palitos de fósforos, etc. Proponha que as crianças descubram a quantidade que falta manipulando os objetos. Nesta situação apresentada, a criança deverá perceber que de 4 para completar 9 faltam 5.
Propósito: Introduzir a ideia de comparar e completar.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)
Orientações: O jogo “Desmonte 30” tem como objetivo desenvolver as ideias da subtração. Ele será o contexto de problematização e dele surgirão situações, envolvendo os conceitos de retirar, completar e comparar. Explique que eles participarão de um jogo e que deverão fazer os registros das jogadas para depois apresentarem para a turma. Organize a turma em grupos de quatro. Imprima os materiais que fazem parte do jogo e entregue para cada grupo.
Propósito: Envolver as crianças com a dimensão lúdica do jogo.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)
Orientações: Possibilite a leitura das regras e provoque a discussão de forma que uns expliquem para os outros. No momento da exploração das regras, retome com as crianças os conhecimentos de número. Desafie-os a contar as cartas, os palitos, a estabelecer relações entre símbolo e quantidade, a comparar os números, a fazer agrupamentos.
Explique também a utilização dos materiais e do registro.
Propósito: Conhecer e se familiarizar com o jogo. Resgatar conhecimentos sobre contagem.
Discuta com a turma:
- Qual carta do baralho tem menor valor?
- Qual tem maior?
- Quantos palitos precisamos para iniciar o jogo? Vamos contar nossos palitos.
- O que faremos com os palitos retirados?
- Para ganhar o jogo o que é necessário?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)
Orientações: Projete este slide, use o material impresso ou desenhe no quadro as tabelas de registro. O registro faz parte do jogo e precisa ser explicado para que seja um organizador das rodadas e um facilitador das resoluções. Quando as crianças registram acabam comunicando o pensamento matemático. Os registros produzidos, no processo de apreensão conceitual, contribuem significativamente para a aquisição de um pensamento mais elaborado.
Propósito: Trabalhar o conceito de retirar ao anotar as jogadas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. ( slides de 5 a 9)
Orientações: Explique que esta tabela será usada individualmente quando o jogo terminar. Circule na sala, observe como registram e calculam e faça as intervenções necessárias. Após o jogo concluído, problematize acerca dos registros das crianças. Leve-os a retomar as jogadas e a pensar sobre o jogo, realizando as operações matemáticas por meio do cálculo mental, da utilização dos materiais e de procedimentos próprios. Nas situações destacadas na atividade as crianças poderão comparar a quantidade inicial com a quantidade final, juntar os pontos que perderam no jogo e retirar do total os pontos perdidos, ou mesmo, completar do total final até chegar ao total inicial. A ação da criança sobre os objetos e os números podem se diferenciar a partir das diferentes problematizações.
Propósito: Envolver as crianças com a dimensão lúdica do jogo e trabalhar a ideia de retirar quantidades.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.( slides de 5 a 9)
Orientações: Explique que essa tabela servirá para quando acabar a partida identificarem as quantidades finais dos jogadores do grupo. Peça que os grupos registrem nela o nome dos participantes e o valor final de cada um deles. Ao realizar essas problematizações espera-se que as crianças comparem os resultados e busquem descobrir de quanto é a diferença entre o valor inicial e o valor final, retirando do valor maior o valor menor. Por fim, eles devem identificar o ganhador e calcular a diferença entre o primeiro e o segundo colocado.
De acordo com Vergnaud (2014, p.199): “Existem vários tipos de relações aditivas e, consequentemente, vários tipos de adições e subtrações”. Portanto, podemos compreender que uma situação poder ser solucionada a partir de ideias diferentes e situações diferentes podem ser resolvidas por meio de um mesmo conceito.
Propósito: Envolver as crianças com a dimensão lúdica do jogo e realizar comparações de quantidades.
Referência: VERGNAUD, Gerard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: EdUFPR, 2014
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos( slides 10 a 12 ).
Orientações: No painel de soluções trazemos algumas simulações que podem ser discutidas com as crianças, por apresentarem erros. No entanto, explore as resoluções que surgirem no contexto da aula. Permita que os grupos apresentem seus registros e peça que dois ou três expliquem como fizeram para calcular as jogadas e descobrir o ganhador.
Propósito: Discutir coletivamente as resoluções.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos( slides 10 a 12 ).
Orientações: Ao discutir com as crianças os registros que aparecem nos slides, provoque-as a pensar sobre as estratégias utilizadas de forma que ajude na regulação dos seus procedimentos de resolução.
Propósito: Discutir coletivamente as resoluções.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 10 a 12 )
Orientações: As crianças precisam experimentar diferentes situações, mobilizando as ideias da subtração, dessa forma terão mais autonomia e mais condições de operar pelo uso do material manipulativo, pelo raciocínio lógico e pela construção de diferentes representações. Se aparecer alguma situação como essa apresentada, aproveite para retomar a ideia da comparação.
Propósito: Discutir coletivamente as resoluções.
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Procure retomar com as crianças as ideias de retirar, comparar e completar trabalhadas durante o jogo. Esse é um momento rico para as crianças elaborarem sínteses de conceitos, ampliarem a linguagem matemática.
Propósito: Retomar os conceitos da aula.
Discuta com a turma:
- Por que quem retira mais palitos ganha o jogo? Há alguma estratégia para ganhar?
- Quem tem mais chance nesse jogo de ganhar?
- No grupo “tal” quem ganhou o jogo? De quanto foi a diferença entre os pontos do ganhador e do segundo colocado?
- O que conseguimos aprender com o jogo?
- Quanto faltou para o último colocado alcançar o primeiro?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia coletivamente com a turma o resumo da aprendizagem.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo estimado: 5 minutos.
Orientações: Entregue uma cópia desta atividade para cada aluno e peça que resolva individualmente. Ele terá experimentado esse conceito diversas vezes durante as jogadas, mas aqui estará pensando em procedimentos de resolução sem o uso do material.
Propósito: Avaliar se o aluno aprendeu o conceito de retirar.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar