Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirarem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens, e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Caso esteja em uma aula síncrona, realize a proposta do plano de aula da maneira como está apresentado. Porém, procure organizar momentos com grupos menores para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções). Para a atividade principal, a sugestão é que, na impossibilidade de fazer as duplas, realize coletivamente. Verifique a possibilidade de os alunos terem um dado ou construírem um antes da aula, assim, cada um poderá jogar o dado uma vez e discutir os resultados prováveis (você pode substituir o dado por um saquinho com fichas de 1 a 6, para sortear). Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.
Se a aula for assíncrona, solicite a participação de um adulto da família para participar da condução da proposta conforme as sugestões a seguir.
Retomada
Indique que, inicialmente, um familiar converse com o aluno sobre tentar explicar e comparar os conceitos:
- Eventos que são prováveis de acontecer.
- Eventos que são impossíveis de acontecer.
Envie o slide ou o texto do slide de retomada e solicite que o adulto leia com o aluno. Oriente para que peça exemplos à criança:
- Quais coisas sabemos que são prováveis de acontecer?
- E quais são impossíveis?
Atividade principal e Discussão das soluções
Encaminhe para as famílias a imagem da atividade, via digital ou impressa. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, sugira que o aluno copie somente as perguntas que irão responder. Verifique a possibilidade de terem um dado ou construírem um, antes da aula. Assim, podem jogar o dado algumas vezes e verificar os resultados prováveis (explique que é possível substituir o dado por um saquinho com fichas de 1 a 6 para sortear).
Em seguida, solicite que o adulto converse com a criança e peça para responder por escrito as perguntas da atividade e as questões abaixo (se necessário, indique que o familiar seja o escriba):
1. QUEM VENCEU O JOGO?
2. EXPLIQUE COMO DESCOBRIU O VENCEDOR.
Faça o combinado de como eles devem te enviar a atividade e as questões respondidas - pode ser de maneira digital ou não (foto, digitado ou escrito), conforme as possibilidades de cada aluno.
Encerramento
Após receber as atividades dos alunos, encaminhe uma devolutiva esclarecendo algo que achou necessário e fazendo um fechamento com base no slide de encerramento (por mensagem de voz, vídeo ou escrita).
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos a realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Enfatize que, nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.