Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_16GRM06
Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, dinheirinho (impresso e recortado ou dinheirinho de brinquedo - veja orientações na adaptação do plano 1 desta sequência) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e no Painel de soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Para esta sequência de planos de aulas, será interessante que os alunos tenham “dinheirinho” confeccionado, impresso e recortado ou de brinquedo.
No caso de uma aula síncrona, se for possível, faça a aula com grupos menores, pois será melhor para qualificar as participações e realizar as intervenções necessárias.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e conduzir as propostas.
Aquecimento
Aula síncrona: Você pode realizar a discussão sobre a organização do sistema monetário em base 10, apresentando os vídeos:
https://youtu.be/gX7e9eKe6S4
https://youtu.be/IP_TA2Rqa-Y
Aula assíncrona: Indique que assistam aos vídeos (links acima), para que as crianças possam refletir sobre a organização do sistema monetário, também em base 10.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula síncrona: Você pode encaminhar a atividade conforme indicado no plano de aula, para que seus alunos façam, antes da aula simultânea. Neste caso, a aula síncrona será para o aquecimento e depois a discussão das soluções, as combinações de valores possíveis. Uma outra sugestão é que a atividade ocorra no encontro simultâneo. Solicite aos alunos que tenham em mãos o dinheirinho, que já foi utilizado em aula anterior. Apresente a proposta e dê um tempo para que resolvam. Em seguida, realize a discussão das soluções, validando as diferentes combinações de valores apresentadas pelos alunos.
Aula assíncrona: Você pode encaminhar a atividade conforme indicado no plano de aula, para que seus alunos façam. Se não conseguirem a impressão da atividade, podem registrar numa folha escrevendo o produto e o valor determinado. Envie orientações às famílias, inclusive para o uso do “dinheirinho”. Oriente para que te enviem o registro. Ao receber as respostas dos alunos, organize as diferentes propostas em formato de "Certo ou Errado", para que os alunos validem. Aproveite para mandar questões do Discuta com a turma da sistematização do conceito, para que respondam e te encaminhem tudo junto:
1. QUAL A CÉDULA DE MAIOR VALOR?
2. QUAL A CÉDULA DE MENOR VALOR?
3. QUAIS OS VALORES REPRESENTADOS PELAS MOEDAS?
4. PARA REPRESENTAR UM VALOR PODEMOS UTILIZAR CÉDULAS E MOEDAS JUNTAS?
5. UTILIZAMOS CÉDULAS E MOEDAS EM QUAIS SITUAÇÕES DE NOSSO COTIDIANO?
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula síncrona: Faça a sistematização do conceito e o encerramento, utilizando os slides do plano de aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às atividades dos alunos, com as intervenções que achar necessárias e um fechamento com base no slide de encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles e/ou jogarem para realizar composições com as cédulas e moedas do sistema monetário. Envie orientações bem claras com relação às atividades, os materiais necessários e sobre o propósito da aula. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.