Atividade de observação da imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Relação entre imagem e texto lido
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de leitura
Materiais necessários:
Computador, tela e projetor multimídia para expor slides da aula. No caso de não ter esses equipamentos disponíveis, cópias para todas as crianças das atividades disponíveis nos materiais complementares.
Bolinhas de gude.
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando
Dificuldades antecipadas: Influenciadas pela leitura de imagem, a tendência das crianças é descrever o que se pode observar. É provável que tenham dificuldades para compreender que a legenda complementa a imagem com uma série de informações que não estão inscritas na cena.
No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem.
Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Leia ou escreva na lousa as questões para retomar a problematização da aula anterior (caso a tenha realizado) ou para introduzir o assunto: “Se alguém perguntasse a você o que é uma legenda, o que você responderia? E se perguntassem para que serve a legenda?”. Registre no quadro as respostas dadas oralmente pelos alunos.
- Proponha que, agora, escrevam na lousa uma única resposta elaborada coletivamente. Para isso, retome as ideias das crianças e solicite esclarecimentos. Elas devem indicar que legendas são textos pequenos que acompanham imagens. Também devem conseguir dizer que esses textos trazem informações complementares ao que vemos na imagem para compreendermos o que ocorreu, onde, com quem, quando etc. Caso não consigam elaborar a resposta completa, não se preocupe, pois vocês irão explorar o tema ao longo da aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Proponha o seguinte desafio: “Vamos observar a fotografia e, juntos, tentar responder a algumas perguntas somente com as informações que captamos com nossos olhos”.
- Oriente as crianças a prestar atenção a cada detalhe. Se não tiver um projetor, faça um cartaz com a fotografia ampliada, de modo que a imagem possa ser visualizada pela turma.
- Explore cada uma das perguntas que estão no slide ou na ficha que cada criança recebeu, permitindo que elas elaborem, oralmente, as respostas de modo cooperativo.
- É importante que as crianças cheguem a algumas conclusões sobre a fotografia: que ela retrata um menino e que, no momento em que a fotografia foi tirada, ele estava jogando bolinhas de gude em um local com chão de terra. Com essas informações, que podem ser captadas com base na imagem, elas conseguem responder às perguntas do slide. Também podem surgir conclusões extras sobre a idade do menino, suas roupas ou atributos físicos. Anote no quadro as respostas das crianças.
Material complementar:
Atividade para impressão aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Desafie as crianças a observar neste slide o que mudou. Se preferir, imprima e distribua a imagem e as informações disponíveis no anexo: https://docs.google.com/document/d/1xNBngwHIUpKgTASofSE8jb1e327Ta5qEcpfn3XPoqns/edit
- Elas devem perceber que há uma legenda abaixo da foto. Leia a instrução para a turma.
- Escreva a legenda na lousa ou aponte na tela. Peça que leiam a legenda. Ajude aqueles que estão com dificuldades, por meio de perguntas: Qual é a primeira palavra da legenda? Será que vamos encontrar as palavras “bolinhas de gude”? Aponte no quadro ou no slide onde estão essas palavras, para que as crianças as utilizem como referência.
- Leia a legenda em voz alta. Chame a atenção das crianças para o que ela informa: o menino está ensinando um jogo; ele está jogando num sítio, em São Paulo.
- Retome as duas perguntas que estão no slide ou na lousa: “O que foi possível descobrir só observando a fotografia? Que novas informações sabemos lendo a legenda?”. Incentive as crianças a formularem oralmente suas respostas.
Material complementar:
Atividade para impressão aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Proponha que as crianças completem o quadro, que pode estar projetado ou transcrito na lousa ou em um cartaz. O objetivo é que elas possam distinguir as informações que conseguiram saber somente com a observação da imagem daquelas obtidas com base na leitura da legenda.
- Leia a primeira frase e pergunte: “Esta informação nós conseguimos descobrir apenas observando a fotografia?” “Ou será que descobrimos somente quando lemos a legenda?" “Ela está repetida na foto e na legenda?” Aguarde que respondam e faça um X no local adequado. Repita a operação com todas as frases.
- Retome a resposta criada pelas crianças, no início da aula, sobre o que é legenda. Leia para a turma e pergunte se elas querem acrescentar ou mudar alguma informação.
Material complementar:
Resolução da atividade aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Finalize a aula lendo o texto do slide sobre curiosidades. Caso preferir, você pode imprimir e distribuir para as crianças (acesse aqui)
- Leve as crianças para uma área externa da escola, distribua bolinhas de gude e ensine-as a jogar triângulo. Encontre as regras do jogo aqui: http://www.usp.br/memorias/brincadeira.php?brincadeira=14&nome-brincadeira=bolinha%20de%20gude:%20tri%C3%A2ngulo
Material complementar:
Curiosidades sobre bolinha de gude: https://docs.google.com/document/d/1Hl9d0FW9VIlpHTcmpr7HSz4IC6pNsgx0BR2-gT4EiUg/edit
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Através de uma reunião pelo Google Meet ou de uma videochamada pelo WhatsApp Web, compartilhe sua tela com as perguntas já digitadas. Registre as respostas das crianças e o texto elaborado coletivamente. Você também pode enviar as perguntas através de um áudio e solicitar às crianças que enviem as respostas a você e, num segundo momento, elaborar o texto coletivamente com a turma através do canal de comunicação que costumam utilizar. Caso não seja possível realizar um encontro com a turma, elabore você o texto a partir das respostas das crianças e envie-o à turma através de áudio ou vídeo.
Desenvolvimento
Compartilhe a tela com a imagem proposta no slide 4 (disponível aqui) e siga as orientações do plano. Caso não seja possível, você pode enviar o link do arquivo acima às crianças juntamente com um áudio contendo as perguntas propostas, e solicitar que respondam também através de áudio. Você também pode solicitar às crianças que registrem o título da aula e as perguntas no caderno.
Realize as intervenções propostas no slide 5 através de uma reunião pelo Meet ou de uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web. Compartilhe sua tela com o quadro disponível aqui. Você também pode enviar o quadro por e-mail ou WhatsApp antecipadamente, para que as crianças o preencham e colem no caderno.
Fechamento
Ainda na videochamada, compartilhe a imagem do slide 7 e siga as orientações do plano (o arquivo com o texto do slide está disponível aqui). Caso não seja possível, envie a imagem do slide 7 (disponível aqui) por WhatsApp, com um áudio da sua leitura do texto. Você pode solicitar que as crianças registrem no caderno a resposta à pergunta, fotografem-na e enviem a você.
Convite às famílias
Se tiver bolinhas de gude em casa, pode convidar a criança para jogar. Você também pode fotografá-la, elaborar com ela uma legenda que informe algo que não aparece na fotografia e enviar para a professora fazer um mural da turma.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA