Sobre este plano
Título: identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.
Materiais necessários: Vídeo da campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos”, data show, computador, som e cartazes impressos da campanha.
Dificuldades antecipadas: Será necessário que o professor ajude os alunos no processo de leitura do texto: diferenciar a imagem do texto escrito, realizar a leitura do slogan apresentado no vídeo com base em pistas linguísticas, localizar palavras conhecidas no texto, levantar conhecimentos prévios de acordo com as imagens etc.
Referências sobre o assunto:
Link para acesso ao vídeo: https://vimeo.com/95853115
https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw
https://www.significados.com.br/slogan/
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo: Contexto, 2011
BRASIL, L. F. . O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o título para a turma. O tema da aula será introduzido com a reprodução do vídeo sobre a campanha em destaque
“Afaste os bichos. Lave as mãos”.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
Após a apresentação da situação por meio da reprodução do vídeo, promova uma conversa com seus alunos sobre o que foi visto.
Faça perguntas, do tipo:
- POR QUE A SECRETARIA DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL DIVULGOU ESTE VÍDEO?
2. COMO SERÁ QUE CRIARAM OS MONSTROS QUE APARECEM NA PRIMEIRA PARTE DO VÍDEO?
3. QUE IMAGENS APARECEM NA SEGUNDA PARTE DO VÍDEO?
4. O QUE TEM A VER MONSTROS COM LAVAR AS MÃOS?
5. VOCÊ JÁ ASSISTIU NA TELEVISÃO A OUTROS VÍDEOS DE CAMPANHAS NA ÁREA DA SAÚDE? QUAIS?
Materiais complementares:
Para maiores informações sobre a campanha acesse o link:
https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a
Fonte das imagens: Governo do Rio Grande do Sul https://estado.rs.gov.br/inicial
Fechamento
Tempo sugerido: 08 minutos.
Orientações:
1 - Utilize os momentos finais da aula para promover reflexões com seus alunos sobre o assunto principal tratado no vídeo e por que é importante ter vídeos (campanhas) como este.
2 - Lance a pergunta para a turma refletir: O que aprendemos nesta aula?
3 - Deixe livre para que os alunos possam comentar sobre o que foi mais interessante e o que puderam aprender sobre o vídeo. Seria interessante construir algo escrito coletivamente a respeito do que estão relatando, sendo o professor o escriba deste pequeno resumo (frase).
4 - Conduza o fechamento para uma reflexão voltada para a função social deste gênero, ressaltando por que é importante que existam campanhas sociais,
qual é a finalidade delas, o que elas buscam alcançar, etc.