Atividade para impressão - textos de curiosidade
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando textos de curiosidades
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Esta habilidade refere-se a reconhecer, no processo de leitura, recursos linguísticos e discursivos que constituem os gêneros previstos, de modo que seja possível empregá-los adequadamente nos textos a serem produzidos.
Materiais necessários: Algum tipo de projetor (TV ou DataShow) caso tenha fácil acesso, entretanto o plano pode ser realizado sem tais aparelhos.
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para caracterizar esse tipo de texto.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf>. Acesso em 16 de setembro de 2018.
SEGATE, A. Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, n. 23, p. 13-24, 4 set. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/viewFile/37333/40053>. Acesso em 16 de setembro de 2018.
PORTO, M. Gêneros Textuais. In: PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte se alguém na turma é curioso, provavelmente responderão que sim, mas caso surja uma concepção de que não é bacana ser curioso converse sobre a importância de sabermos mais sobre diversos assuntos e que ser curioso é importante para conhecermos cada vez mais sobre o mundo.
Compartilhe com os alunos que hoje a aula vai ser muito divertida pois vão conhecer várias curiosidades bem interessantes.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete esse slide ou faça a pergunta sugerida apenas oralmente.
- Escute as hipóteses dos alunos incentivando-os a pensar porque tal gesto é considerado ofensivo.
- Leia o texto “Por que mostrar a língua é uma ofensa”, publicado na Revista Recreio, disponível aqui.
- Converse com a turma sobre as hipóteses que possivelmente tiveram e o que diz o texto: “E então, se aproximaram ou ninguém pensou nisso?” e “Eu nunca tinha pensado nesse motivo, e vocês?”
- Ouça os alunos e então direcione a conversa para o gênero textual (curiosidades).
- Pergunte se essa curiosidade foi interessante. Se gostariam de ler (ou ouvir) outras que também são bem bacanas.
Materiais complementares:
Por que mostrar a língua é uma ofensa?
Revista Recreio, consultoria da Profª Célia Tavares (UERJ). Disponível em:
http://guiadoscuriosos.uol.com.br. Acesso em 17 de setembro de 2018.
https://www.megacurioso.com.br/animais/45175-21-curiosidades-sobre-animais-que-voce-nao-sabia.htm. Acesso em 17 de setembro de 2018.
https://www.sitedecuriosidades.com/animais/. Acesso em 17 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos (parte 1)
Orientações:
- Compartilhe com os alunos que eles irão gostar de mais 2 curiosidades que você trouxe.
- Leia ou entregue impresso as curiosidades “A azeitona é fruta ou legume?” e “O que é dinheiro”?, disponível no próximo slide.
- Pergunte para a turma se a azeitona é fruta ou legume. Depois de ouvir algumas opiniões, leia o texto ou projete o slide seguinte.
- Depois de ler a primeira curiosidade, diga que conheceremos uma curiosidade sobre o dinheiro e leia o texto (ou projete o slide).
Materiais complementares:
A azeitona é fruta ou legume? Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades>. Acesso em 26/09/2018.
https://www.sitedecuriosidades.com. Acesso em 18 de setembro de 2018.
https://guiadoscuriosos.com.br. Acesso em 18 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Compartilhe com os alunos que irão gostar de mais 2 curiosidades que você trouxe.
- Leia ou entregue impresso as curiosidades “A azeitona é fruta ou legume?” e “O que é dinheiro”?.
- Pergunte para a turma se a azeitona é fruta ou legume. Depois de ouvir algumas opiniões leia o texto ou projete o slide seguinte.
- Depois de ler a primeira curiosidade, diga que conheceremos uma curiosidade sobre o dinheiro e leia o texto (ou projete o slide).
Materiais complementares:
O que é o dinheiro? Série educativa / Cadernos BC, Banco Central do Brasil, 2002. Disponível em:
https://www.sitedecuriosidades.com. Acesso em 18 de setembro de 2018.
https://guiadoscuriosos.com.br. Acesso em 18 de setembro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos (parte 2)
Orientações:
- Forme grupos de 3 a 4 alunos considerando os saberes da turma. É pertinente que os grupos tenham diferentes saberes para que haja cooperação cognitiva. Cuide para que tenham saberes diferentes porém próximos, possibilitando assim interação e trocas.
- Imprima e entregue um texto para cada aluno (acesse o texto aqui).
- Leia cada um dos textos do impresso que foi entregue para os alunos, e oriente-os a acompanhar a leitura sempre anunciando qual o número do texto, eles estão numerados de 1 a 10.
- Explique que marcarão um X nos textos que trazem uma curiosidade.
- Oriente os alunos a conversarem com os colegas do seu grupo para analisarem se o texto lido é uma curiosidade ou não.
- Socialize como cada grupo assinalou após concluir a leitura.
- Peça para um grupo dizer se o texto 1 é uma curiosidade ou não, confirme com os outros grupos e peça para outro falar sobre o texto 2, novamente confirme com os demais grupos, e assim sucessivamente. São curiosidades os textos 1, 3, 6, 7 e 10. Não tem necessidade de classificar os outros textos. Para seu conhecimento, ou caso os alunos perguntem, o texto 2 é parte de um planejamento de professor, o 4 parte de biografia, o 5 um anúncio, o 8 o início de uma história (narrativa) e o 9 é uma estrofe de canção.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Pergunte para os alunos como fizeram para definir se era uma curiosidade ou não. Ouça os alunos.
- Peça ajuda para escrever uma resposta à questão “Como é um texto que fala sobre uma curiosidade?”.
- Ouça as sugestões dos alunos e ajude-os a explicitar o que pensam ou falam. A proposta é que cheguem bem próximo de uma definição bem simples, exemplo: “É um texto que traz informação interessante (ou curiosa) sobre algo”; ou ainda, “que fala algo que a gente nem imaginava”.
- Anote a definição da turma no quadro.
- Compartilhe que na próxima aula irão pesquisar curiosidades sobre os animais que vivem ou visitam os jardins.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail;
Impresso da atividade disponibilizado na escola para que as famílias retirem ou, se possível, enviado digitalmente para que imprimam em casa.
- Opcional:
Canal para aula online, como o Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio para o grupo de alunos, pelo WhatsApp (ou outro canal), compartilhando que haverá uma aula muito divertida, pois vão conhecer curiosidades bem interessantes. Esse áudio deve ser enviado um dia antes da aula, com a seguinte pergunta: por que o cachorro balança o rabo?
Oriente que discutam com a família sobre a questão e diga que no outro dia irão conversar em grupo.
Resposta: os movimentos do rabo do cachorro são formas de comunicação. Existem várias maneiras de balançar o rabo e cada uma tem um significado. Pode indicar dominância, submissão ou medo. Ao contrário do que se acredita, o cão pode balançar o rabo até antes de atacar alguém.
Desenvolvimento
Siga as orientações do 2º slide de Desenvolvimento do plano de aula, utilizando apenas a questão “O que é dinheiro?”.
Solicite que peguem o impresso com as questões ou acompanhem virtualmente (se estiver utilizando um canal para aula online). Siga as orientações 3 e 4 do 3º slide de Desenvolvimento do plano. Oriente os alunos a conversarem com a família para analisarem se o texto lido é uma curiosidade ou não. Observe a orientação 7.
Fechamento
Siga as orientações do slide de Fechamento do plano de aula. Se estiver em aula online, será possível ouvir alguns alunos e escrever a ideia do grupo; se utilizar o WhatsApp, será interessante criar grupos com 4 ou 5 crianças para esta etapa. Registre as ideias e, depois de elaborar uma conclusão utilizando as ideias e palavras dos alunos, envie um texto e um áudio ao grupo todo da sala para que leiam (e ouçam) como ficou a definição da turma.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar, acompanhar e interagir com a criança durante a aula de hoje.
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA