Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Conhecendo o gênero “cantiga”
Finalidade da aula: Que os alunos reconheçam as cantigas como uma canção popular que faz parte de alguns enredos de brincadeiras, que talvez eles já tenham participado, e que é passada de geração a geração através da oralidade. Aprender a letra e coreografia de uma cantiga
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Letra de canção / Cantigas
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
Prática de linguagem:Leitura e escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura e escuta (compartilhada e autônoma.
Materiais necessários: A cantiga “Pai Francisco” gravada em CD, pen drive ou outra mídia, aparelho de som para reprodução das músicas.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Talvez alguns nunca tenham brincado ao som de uma cantiga antes. Pode haver casos de timidez e alguma criança não queira participar. Achar que qualquer tipo de música é uma cantiga.
Referências sobre o assunto: TEBEROSKY,Ana;COLOMER,Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre:ArtMed,2003. SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al.Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino.In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. CASCUDO, Câmara. Antologia do folclore brasileiro. Vol 1 e 2. Brasil: Global editora, 2001.https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/654/texto.html