Pesquisa aos pais - LPO1_01SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo o gênero “cantiga”
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Por: Nadia Camargo
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura e escuta (compartilhada e autônoma.
Materiais necessários: A cantiga “Pai Francisco” gravada em CD, pen drive ou outra mídia, aparelho de som para reprodução das músicas.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Talvez alguns nunca tenham brincado ao som de uma cantiga antes. Pode haver casos de timidez e alguma criança não queira participar. Achar que qualquer tipo de música é uma cantiga.
Referências sobre o assunto: TEBEROSKY,Ana;COLOMER,Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre:ArtMed,2003. SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al.Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino.In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. CASCUDO, Câmara. Antologia do folclore brasileiro. Vol 1 e 2. Brasil: Global editora, 2001.https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/654/texto.html
https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/; https://www.letras.com.br/biografia/cantigas-populares
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Conte para a turma sobre o que será a aula.
- Pergunte se eles já ouviram a palavra “cantiga” e se sabem o que é.
- Diga que cantiga é um tipo de música e que vocês irão aprender uma cantiga hoje.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Conhecendo o gênero “cantiga”
Finalidade da aula: Que os alunos reconheçam as cantigas como uma canção popular que faz parte de alguns enredos de brincadeiras, que talvez eles já tenham participado, e que é passada de geração a geração através da oralidade. Aprender a letra e coreografia de uma cantiga
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Letra de canção / Cantigas
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
Prática de linguagem:Leitura e escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Letra de canção/cantigas e no campo de atuação da vida cotidiana e artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura e escuta (compartilhada e autônoma.
Materiais necessários: A cantiga “Pai Francisco” gravada em CD, pen drive ou outra mídia, aparelho de som para reprodução das músicas.
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Talvez alguns nunca tenham brincado ao som de uma cantiga antes. Pode haver casos de timidez e alguma criança não queira participar. Achar que qualquer tipo de música é uma cantiga.
Referências sobre o assunto: TEBEROSKY,Ana;COLOMER,Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre:ArtMed,2003. SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J.et al.Os generos escolares-práticas de linguagem aos objetos de ensino.In.SCHNEUWLY, B.;DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. CASCUDO, Câmara. Antologia do folclore brasileiro. Vol 1 e 2. Brasil: Global editora, 2001.https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca-publica/654/texto.html
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA