Atividade para impressão - Vamos brincar no bosque - Letra bastão
Vamos brincar no bosque - Letra bastão
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Transliteração
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as fichas com os nomes dos colegas, bem como não conseguir identificar as palavras para colorir.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.
CARVALHO, C.S. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique aos alunos que nessa aula irão cantar e brincar com cantigas escritas com diferentes tipos de letras.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Material de apoio:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações: (continuação do slide)
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Observação: Para o trabalho com letra de imprensa e letra cursiva, é importante que tenha em sala um alfabeto/alfabetário colado em lugar visível em relação a esses dois tipos de letra (imprensa e cursiva) para que o aluno possa consultar em caso de dúvidas).
6. Caso o aluno confunda as fichas, por ter colegas com nomes muito parecidos ou que comecem com a mesma letra. Exemplo: Roberto Soares e Renato Santos.
7. Caso o aluno não consiga ler o nome e fique em dúvida para qual aluno deve entregar a ficha: Exemplo: Mariana Ribeiro
8. Caso o aluno ainda apresente dificuldades em identificar os nomes das fichas, por causa do tipo de letra, sugira que consulte o alfabeto no tipo de letra em que a dúvida aparece.
9. Após todos entregarem todas as fichas, confira coletivamente se todos os alunos estão com as fichas corretas. Levante os seguintes questionamentos:
10. Caso os alunos não consigam identificar os nomes das fichas, por causa do tipo de letra, peça que verifiquem a primeira letra dos nomes.
11. Explique aos alunos que, do mesmo modo que as fichas dos nomes, diversos textos que nós lemos aparecem diferentes tipos de letra e que devemos aprender a identificar esses tipos para ampliarmos nossa leitura.
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações: (Continuação do slide)
Atividade para impressão - Vamos brincar no bosque - Letra bastão
Vamos brincar no bosque - Letra bastão
Atividade para impressão - Vamos brincar no bosque - Letra de imprensa
Vamos brincar no bosque - Letra de imprensa
Atividade para impressão - Vamos brincar no bosque - Letra cursiva
Vamos brincar no bosque - Letra cursiva
Atividade para impressão - Exemplos de fichas com nomes dos alunos
Exemplos de fichas com nomes dos alunos
Atividade para impressão - Alfabeto
Alfabeto
Atividade para impressão - Colorir as palavras iguais
Colorir as palavras iguais
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de conhecer os diferentes tipos de letra [bastão, imprensa e cursiva], bem como perceber a ordenação do texto.)
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada e compartilhamento de tela, como Google Meet e Hangouts.
- Opcional ao professor: instalação da fonte cursiva no Word (Fonte Mamãe que nos faz ou Fonte Maria Lúcia, arquivo para download disponível aqui).
Introdução
Vamos brincar? Quem gosta de brincar? Inicie a aula com uma videochamada e, após instigá-los com as perguntas iniciais, fale ainda: quem conhece a cantiga “Vamos brincar no bosque?” Compartilhe a tela e mostre o vídeo (disponível aqui) para que assistam e cantem junto. Cantem mais que uma vez para oportunizar a memorização da letra. Após a canção, explique que nesta aula vocês farão um passeio diferente pelo mundo da escrita e conhecerão diferentes tipos de escrita que podem ser utilizados para escrever a música trabalhada. Apresente os slides com a música em letra bastão (disponível aqui), letra de imprensa (disponível aqui) e cursiva (disponível aqui).
Desenvolvimento
Atenção, professor: o plano original sugere a confecção de fichas com os nomes dos alunos, cada um com um tipo de letra, para entregar ao colega a ficha que corresponde ao seu nome após a tentativa de leitura. No entanto, nesta adaptação sugiro que, utilizando a lista com os nomes de seus alunos, o professor organize uma tabela com os três tipos de escrita e envie por WhatsApp ou e-mail, para que eles façam tentativas de leitura reconhecendo as diferentes formas de letras. Será também uma forma de proporcionar proximidade entre a turma, mesmo a distância.
Dando continuidade a esta introdução, organize grupos de alunos no WhastApp (entre 2 e 4 crianças), considerando os saberes de cada, conforme as orientações do plano, e encaminhe a letra da cantiga “Vamos brincar no bosque”, em letra bastão, imprensa e cursiva (disponível aqui). Explique que os grupos devem conversar e pintar as palavras no texto com letra imprensa e cursiva da mesma cor em que a palavra aparece no texto escrito em letra BASTÃO.
Fechamento
Explique que, se precisarem de auxílio, devem mandar uma mensagem ao professor. Caso o aluno apresente dificuldades para identificar as palavras no texto por causa do tipo de letra, encaminhe um alfabeto com as quatro formas de escrita (disponível aqui) e sugira que consulte a letra sobre a qual tem dúvida.
Convite às famílias
Proporcionar um ambiente favorável para a realização das atividades propostas, incentivar e auxiliar quando necessário, no entanto, sem fazer pela criança, são ações que favorecem o aprendizado e estabelecem uma relação de confiança mútua.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzanne Silva Rodrigues de Morais
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Cantigas de roda - brincando com os tipos de letra
Finalidade da aula: Levar o aluno a perceber os vários tipos de letra - bastão, imprensa e cursiva - que podemos utilizar para escrever um texto.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação/ Protocolo de leitura.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP11 e EF01LP01
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar o aluno a conhecer os diferentes tipos de letra (bastão, imprensa e cursiva), bem como perceber a ordenação do texto. Para a realização das atividades desta aula os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental deverão estar em um nível avançado nas hipóteses de escrita (silábico-alfabético), a fim de conseguirem identificar as diferenças entre as letras bastão, de imprensa e cursiva e realizar as atividades propostas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão encontrar dificuldades em identificar as palavras em letra de imprensa e cursiva, impedindo-os de identificar as fichas com os nomes dos colegas, bem como não conseguir identificar as palavras para colorir.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização: ano 2: unidade 3. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. 48 p.
CARVALHO, C.S. Construindo a escrita: da letra de imprensa a letra cursiva. 1ª ed. São Paulo: Editora Ática.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
Crie a sua conta ou faça seu login e: