Atividade para impressão - A Vaca Filomena
Plano de Aula
Plano de aula: Bingo: palavras com F e V
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pares mínimos com consoantes homorgânicas
Por: Suzanne Morais
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.
Materiais necessários: Cópia do poema “A vaca Filomena e a formiga Violeta”, de Isabel Cristina Silveira Soares; cartela em branco para bingo; banco de palavras com F e V.
Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em ler as palavras apresentadas e registrá-las na cartela, bem como não conseguir identificar a diferença entre os sons de /f/ e/v/ e não identificar as palavras na cartela durante o bingo, pois não realizam o registro escrito do falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades em ler as palavras apresentadas e registrá-las na cartela, bem como não conseguir relacionar a palavra sorteada ao nome escrito na cartela, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada. Os alunos nas hipóteses silábica-alfabética e alfabética poderão encontrar dificuldades em identificar corretamente o uso das letras F e V, confundindo o seu uso devido essas letras possuírem sons muito semelhantes.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 111-132. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2018.
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, pp. 129-152.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que eles irão continuar a analisar palavras com sons muito parecidos escritas com V ou F .
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA