Cartela para o jogo da memória
Cartela para o jogo da memória
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que rima com
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através das rimas, identificando as rimas nas palavras.
Materiais necessários: Cartaz do poema “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles; Fichas para o jogo da memória
Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em identificar os pares de animais no jogo da memória, bem como não conseguir identificar as palavras que rimam no poema. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades na identificação das rimas dentro do poema, bem como relacionar as palavras que rimam.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf
LEAL, Telma Ferraz (Org.). Jogos de Alfabetização - Manual Didático. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf Acesso: Ago/2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que, além de brincar de jogo da memória, eles irão pensar sobre os sons das letras dos nomes dos animais para encontrarem as rimas.
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Atenção professor- para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, clique aqui.
Materiais complementares: Cartela do jogo da memória. Clique aqui para acessá-la.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Cartela do jogo da memória. Clique aqui para acessá-la.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Cartela do jogo da memória. Clique aqui para acessá-la.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
A. Vocês conseguiram localizar todos os pares de animais?
B. Por que vocês combinaram os animais Gato e Rato? Que parte das palavras faz com que esses dois animais rimem?
C. Por que Javali e Jabuti formam um par? Que parte das palavras faz com que esses dois animais rimem?
D. O que as palavras Cavalo e Galo possuem em comum? A última sílaba de cavalo e galo é igual?
E. Vamos pensar no som final das palavras SARDINHA e JOANINHA: o som é igual ou diferente?
Atenção professor:
OVELHA e CAVALO. Provoque-os através das perguntas:
Ovelha e cavalo apresentam rima? Por quê?
Vamos observar o final dessas duas palavras: O-VE-LHA termina com a sílaba LHA e CA-VA-LO termina com a sílaba LO. Essas duas sílabas são iguais?
Qual é o som final da palavra OVELHA? E da palavra CAVALO?
Quando pronunciamos as palavras OVELHA e CAVALO, o som final é igual?
Sobre esta aula: esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através das rimas, identificando as rimas nas palavras.
Materiais necessários: Cartaz do poema “Leilão de Jardim”, de Cecília Meireles; Fichas para o jogo da memória
Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em identificar os pares de animais no jogo da memória, bem como não conseguir identificar as palavras que rimam no poema. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades na identificação das rimas dentro do poema, bem como relacionar as palavras que rimam.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf
LEAL, Telma Ferraz (Org.). Jogos de Alfabetização - Manual Didático. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf Acesso: Ago/2018.
Alfabetização
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