Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_06UND08
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Google Docs.
Contexto
O objetivo deste plano é vivenciar os diferentes papéis existentes na escola através da brincadeira. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online). Convide um funcionário da limpeza, serviços gerais ou da cozinha, para participar da aula, caso seja síncrona. Se for assíncrona, peça a ele que grave um vídeo para ser compartilhado com estudantes. As questões feitas ao funcionário serão:
- Qual o seu nome?
- Qual o nome da sua função?
- Quais as suas responsabilidades aqui na escola?
- Você considera o seu trabalho importante? Por quê?
- Você tem alguma história/fato sobre seu trabalho na escola que queira compartilhar conosco?
- Há quanto tempo você trabalha nesta escola?
- Quais são os instrumentos que você usa para realizar o seu trabalho?
- Você gosta do que faz?
Por áudio, informe aos estudantes que realizou uma entrevista com o diretor/gestor e que esta é uma ferramenta de coleta de informações históricas. Compartilhe com eles o vídeo da entrevista.
Problematização
Envie um áudio aos estudantes solicitando que eles se imaginem na escola. Lá, eles irão exercer alguma função. Devem escolher entre professor, diretor, coordenador, cozinheiro, serviços gerais, etc. Eles devem gravar um arquivo de áudio respondendo às questões abaixo:
- Qual a função você escolheu?
- Ele é responsável por quais atividades na escola?
- Você acha essa atividade importante? Por quê?
Peça que gravem um áudio e compartilhem com a turma, apresentando as produções.
Sistematização
Se estiver em um momento síncrono, escreva junto com os estudantes um bilhete coletivo no Google Docs (veja como produzir um aqui) em agradecimento aos serviços prestados pelos funcionários da escola. Você pode seguir o modelo que o plano traz. Caso esteja em um momento assíncrono, envie o modelo aos estudantes e peça que eles escrevam no caderno. Depois, envie os bilhetes aos funcionários e peça que eles gravem vídeos ou áudios para as crianças.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as escolas do passado, os pais podem ver junto com as crianças o vídeo “As mudanças nas escolas do Brasil” (disponível aqui) e “Alunos descobrem como era as escolas do passado" (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06 e EF01ER01.