Modelo para a atividade de sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: O papel da criança na família e na comunidade
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula os alunos são convidados a refletir sobre o papel da criança na família e na comunidade a partir do debate sobre o trabalho infantil.
Materiais necessários: Vídeo da música “Criança não trabalha” do Grupo Palavra Cantada. Aparelhos para a reprodução de vídeo ( televisão, aparelho de DVD ou projetor), ou ainda aparelho de som e o áudio da música citada. Folhas para desenho em quantidade suficiente para atender a demanda da turma. Caso deseje, imprima o modelo em anexo para que as crianças criem seus desenhos, além de lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola.
Material complementar: Modelo para atividade de problematização.
Vídeo para a atividade de contextualização. Fonte: “Criança não trabalha.” Canção de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes. CD Canções Curiosas. Grupo Palavra Cantada. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lgDOXkKSobM . Acesso em 09 de janeiro de 2019.
Letra da música para a atividade de contextualização. Fonte: “Criança não trabalha.” Canção de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes. CD Canções Curiosas. Grupo Palavra Cantada.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/f4ACwVdssFkCWMz9gEdVQq3tMuuTbK77DyFmEzKC9d2yqarTM4SgzqZcpfRZ/crianca-nao-trabalha-letra-da-musica.pdf. Acesso em 09 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
Ao longo desta aula a criança se perceberá como sujeito ativo e detentor de um papel em sua família e comunidade, se identificando como trabalhador infantil ou contrastando sua realidade com a de crianças que trabalham.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 10 de janeiro de 2019.
- Reflexão sobre o papel da criança na família e na escola. Fonte: ARAÚJO Ana Lúcia Castiliano de. Infância e educação: o papel da criança na família e na escola. APRENDER Cadernos de Filosofia e Psicologia da Educação. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Vitória da Conquista. Ano 1. N. 1. 2003. Disponível em http://periodicos.uesb.br/index.php/aprender/article/viewFile/3775/pdf_110 . Acesso em 03 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Apresente o vídeo ou a música “Criança não Trabalha” do Grupo Palavra Cantada. Composição de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit. Em seguida debata com as crianças sobre o que elas entenderam da música:
- O que é trabalhar?
- Vocês já viram alguma criança trabalhando?
- Por que será que algumas crianças trabalham?
- O que significa o refrão da música: “Criança não trabalha, criança dá trabalho?”
- Com relação às outras palavras ditas na música o que mais dá para perceber que criança faz, ou deveria fazer?
- Vocês fazem algumas destas coisas? Quais?
- Na opinião de vocês quais papéis uma criança pode assumir na família? E na comunidade?
- Caso você não consiga exibir o vídeo, ou mostrar o áudio da música trabalhe com a letra escrita no quadro, em um cartaz ou em cópias individuais o importante é que as crianças tenham acesso a ela de alguma forma. Você poderá também ensinar a melodia e solicitar que as crianças cantem com sua ajuda. Você encontrará a letra neste link: https://drive.google.com/open?id=1J5bfmLb7jNCcP_bppT2XdM4Pw9pBI8k0wnEO4jOduXA
Para você saber mais: Sobre o conceito de trabalho infantil e a diferenciação com atividade infantil. Fonte: Nem todo trabalho feito por crianças é trabalho infantil, entenda o conceito. Instituto PActo Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Disponível em: http://www.inpacto.org.br/pb/2016/06/nem-todo-trabalho-feito-por-criancas-e-trabalho-infantil-entenda/ . Acesso em 21 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 45 minutos.
Orientações: Divida a turma em duplas e solicite que desenhem o que na opinião deles as crianças podem fazer e o que elas não podem fazer no cotidiano de suas famílias/comunidade. A folha de papel será dividida em duas partes (o que as crianças podem e o que elas não podem fazer). Se preferir, utilize o modelo existente neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CW2JxAmR4qEB5Pq9yfgbdSdPbwNH8h8VmFKhGba5DrnvSG9XBzauz7ANGrxV/his1-06und04-modelo-para-a-atividade-de-sistematizacao.pdf
Enquanto as crianças produzem seus desenhos, instigue-as com perguntas:
- Toda criança pode estudar?
- Toda criança pode sair de casa sozinha?
- As crianças podem contribuir para a organização da casa?
- A criança pode trabalhar na rua?
- E nas novelas, os atores mirins estão trabalhando também?
- Criança pode dar sua opinão na escola? E em casa?
- Você conhece crianças que não estudam e não brincam e apenas trabalham? Isso pode acontecer?
Como adequar à sua realidade: Caso sua turma, ou parte dela, viva em situação de trabalho infantil, seja ele rural ou urbano, e você perceba a necessidade de debater mais a fundo esta questão, sinta-se à vontade para redirecionar os questionamentos dando foco maior a esta questão. Faça, por exemplo, um levantamento de quantas crianças trabalham na sua turma; pergunte as razões pelas quais elas trabalham; pergunte a opinião das outras crianças em relação a esta realidade; outra proposta interessante pode ser realizar uma rodada de perguntas e respostas entre as crianças; ou ainda perguntar a opinião delas sobre o que diz a música e o contraste com a realidade em que vivem. Estas observações poderão ser registradas pelas crianças em forma de desenho ou de pequenas frases.
Para você saber mais: Sobre as questões culturais que permeiam o trabalho infantil no Brasil, bem como sobre as políticas públicas para o enfrentamento do trabalho infantil. Fonte: VIEIRA, Márcia Guedes. Trabalho infantil no Brasil: Questões culturais e políticas públicas. Universidade de Brasília - UNB. 2009. Dissertação de Mestrado. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/4415/1/2009_MarciaGuedesVieira.pdf . Acesso em 10 de janeiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Exponha os desenhos no quadro, ou em um mural, e faça a leitura das produções das crianças debatendo com a turma as responsabilidades que elas elencaram. Busque estabelecer diferenciação entre responsabilidades na família e exploração do trabalho infantil. Faça um apanhado das principais respostas e construa uma tabela que fique exposta para a turma consultar.
Como adequar à sua realidade: Se optou por tratar do tema do trabalho infantil mais diretamente, na etapa de sistematização, além de expor os desenhos das crianças, peça que elas falem um pouco sobre sua rotina de trabalho, caso se sintam à vontade. A ideia aqui não é criminalizar nem apoiar o trabalho infantil, apenas conhecer as diversas realidades que podem existir, desde aquelas crianças que seguem com os pais durante o plantio e a colheita de alimentos; ou aquelas que auxiliam as mães costureiras juntando retalhos e cortando pontas de linha; até aquelas crianças que vendem produtos nas grandes cidades. Depois que as crianças que trabalham expuseram suas experiências, convide as crianças que não trabalham para dar suas opiniões. Para finalizar trate brevemente da questão legal, sobre o fato de que as crianças não podem ser impedidas de estudar e brincar para trabalhar.
Para você saber mais: Texto da página do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região que ajuda a identificar o que é trabalho infantil e as estratégias de combate desenvolvidas pela justiça brasileira até então. Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região. NJ Especial - Infância roubada: a triste realidade e os efeitos nefastos do trabalho infantil. Minas Gerais. Publicado 22/01/2017 04:04, modificado 22/01/2017 06:04. Disponível em: https://portal.trt3.jus.br/internet/conheca-o-trt/comunicacao/noticias-juridicas/importadas-2017/nj-especial-infancia-roubada-a-triste-realidade-e-os-efeitos-nefastos-do-trabalho-infantil-22-01-2017-06-04-acs . Acesso em 03 de fevereiro de 2019.
Imagens: Fonte: acervo de imagens Nova Escola.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_06UND04
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
Neste plano, o objetivo é perceber o papel da criança na família e na comunidade. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online). Compartilhe o vídeo “Criança não trabalha” (assista aqui) e, caso não seja possível que as crianças visualizem o vídeo, descreva as situações que nele são apresentadas. Em seguida, repasse via áudio as questões abaixo:
- Vocês já viram alguma criança trabalhando?
- Por que será que algumas crianças trabalham?
- O que significa o refrão da música: “Criança não trabalha, criança dá trabalho?”
- Na opinião de vocês, quais papéis uma criança pode assumir na família? E na comunidade?
Peça que eles respondam às questões por arquivo de áudio, ou que compartilhem as respostas, caso estejam na aula síncrona.
Problematização
Envie para os estudantes as seguintes questões:
- Toda criança pode estudar? Toda criança pode sair de casa sozinha?
- As crianças podem contribuir para a organização da casa?
- A criança pode trabalhar na rua?
- E nas novelas, os atores mirins estão trabalhando também?
- Criança pode dar sua opinão na escola? E em casa?
- Você conhece crianças que não estudam e não brincam e apenas trabalham? Isso pode acontecer?
Não é necessário que elas respondam às reflexões, tendo em vista que elas serão a base para a produção no arquivo de problematização (disponível aqui). Compartilhe o arquivo e peça para que os estudantes respondam, seguindo as instruções do plano.
Sistematização
Na sistematização, peça que aos estudantes compartilhem as produções no Padlet (veja como fazer um Padlet aqui) ou que produzam um vídeo curto (duração máxima de 01 minuto) explicando os desenhos. Após isso, faça comentários sobre as produções buscando estabelecer diferenciação entre responsabilidades na família e exploração do trabalho infantil.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Uma opção é o livro “Minha Família Colorida” que conta a história de uma família com traços físicos diferentes. Outra opção é “O livro da família”, via audiobook (disponível aqui), “Tudo é família” (disponível aqui), “Somos iguais mesmo sendo diferentes” (link para acesso), com contação de história e, ainda, “Quintal da Cultura - minha família” (acesse aqui), “Mundo BIta - Minha família” (assista aqui) e “As famílias do mundinho” (disponível aqui), com músicas e episódios de historinhas infantis sobre famílias.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06, EF01ER01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.
Objeto (s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Palavras Chave: Protagonismo infantil; família; criança; trabalho infantil; papéis da criança na família; papéis da criança na comunidade.
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