Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_04UND01
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet. Hangout, Zoom.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender o significado de família, respeitando as diversidades. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Solicite aos estudantes que produzam e depois compartilhem no grupo da turma um desenho que represente suas famílias. Após isso, questione em um áudio curto:
- Vocês acham que todas as famílias são iguais? Por quê?
- Vocês consideram família importante? Por quê?
Provavelmente, os estudantes irão pensar nas famílias da sua realidade. Se for possível, desenvolva um momento síncrono com os estudantes para a socialização das respostas às questões. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Caso não seja possível, promova atividades assíncronas, escolha alguns alunos e peça que socializem no grupo da turma as impressões que elaboraram a partir dos questionamentos.
Problematização
Após as crianças verem as produções dos colegas realizadas na etapa anterior, envie um áudio orientando que elas respondam, também em áudio, as seguintes questões:
- As famílias que acabamos de conhecer são todas iguais? Por quê?
- A sua família é parecida com as famílias dos colegas?
- Quantas pessoas moram na sua casa?
- Você sabe quem é o mais velho da sua família? E o mais novo?
Peça que os estudantes respondam as questões e enviem um arquivo de áudio com duração máxima de 01 minuto compartilhando as impressões sobre as questões propostas.
Sistematização
Solicite aos estudantes que, a partir do desenho da família, enumerem a quantidade de pessoas que vivem com eles. Em seguida, assistam o vídeo para a produção de um origami (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=U-wdvRoRHOE). Solicite, então, que os estudantes produzam um kirigame utilizando folha de papel sulfite, conforme orientação do vídeo. Peça que socializem no grupo da turma as fotos das produções. Se preferir, faça um mural no Padlet (veja como fazer um https://youtu.be/ahrXd0Kqwso).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças lendo alguns livros e vendo filmes com os estudantes. O livro “As mães e os pais da gente - A família é uma nave azul”, de Wagner Costa, é um livro muito interessante que conta a história de dois irmãos que fazem parte de uma família que enfrenta uma crise e a necessidade uma nova configuração familiar. O filme “Procurando Nemo” traz uma mensagem muito interessante sobre a diversidade das configurações familiares e como as famílias constroem sua história ao longo do tempo.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo deste plano com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01GE03, EF01CI08, EF15AR05, EF15AR03, EF69AR15, EF01ER01 e EF01ER02.