Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: arquivos em PDF, Print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a relação de parentesco com os membros da família. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Compartilhe com os estudantes o “arquivo de contextualização” ou mande print de tela. Por áudio, peça que observem a imagem compartilhada à luz de algumas questões:
- Esta família se parece com as famílias que você conhece atualmente?
- Quais são as semelhanças e diferenças observadas?
- Quais são os membros de uma família representados na imagem?
Você pode inserir outros questionamentos que achar pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as impressões sobre o vídeo, a partir dos questionamentos propostos. Siga as reflexões que o plano propõe.
Problematização
Envie para os estudantes o arquivo de problematização. Se os estudantes já estiverem alfabetizados, solicite que façam a leitura, caso não, envie um arquivo de áudio lendo o texto. Repasse, também via áudio, perguntando:
- Todas as pessoas se casam? E, quando se casam, todas vivem felizes para sempre?
- Você concorda que a história dos filhos começa com a história dos pais? Por quê?”
- Os membros das famílias são sempre os mesmos?.
Dê um tempo para que os estudantes pensem sobre as questões. Se achar que os alunos já dispõe de condições, solicite que respondam às questões via Google Docs (veja aqui como usá-lo). Se eles não dominam o processo de escrita, peça que respondam em arquivos de áudio de, no máximo, 1 minuto.
Sistematização
Peça aos estudantes que respondam o arquivo de sistematização se dominarem o sistema de escrita, ou mande um arquivo de áudio solicitando que definam e respondam, também via áudio, quem são os membros da família. Por exemplo: “avó - mãe do pai ou da mãe; tio - irmão do pai ou da mãe”... Na sequência, peça que produzam um desenho da família. Os desenhos devem ser enviados ao grupo da turma, para que as produções sejam socializadas. Dê um feedback das atividades produzidas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver, junto com as crianças, os vídeos “A história de uma família”, o audiobook “A família do Marcelo” e “As famílias do mundinho”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12, EF04HI03.