Imagens da Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Dia Nacional do Livro Infantil (18/04)
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Comemorações e festas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Se possuir em seu arquivo pessoal ou na biblioteca da escola, leve alguns livros escritos por Monteiro Lobato e imagens de seus personagens (que podem ser tiradas de livros, vídeos ou da internet). Papel para cartaz e caneta hidrográfica. Data show ou quadro branco.
Material complementar:
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (SÉRIE ANIMADA) - 2ª TEMPORADA - EP. O SACI (ESTREIA DE TEMPORADA). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0kxpcH6DzFM. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO - 2ª VERSÃO (imagens e vídeos). MEMÓRIA GLOBO. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/infantojuvenis/sitio-do-picapau-amarelo-2-versao/sitio-do-picapau-amarelo-2-versao-inicio.htm. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Imagens da Problematização
CD - SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (2001) - TRILHA SONORA (HD). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wvmzNURDJhw. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Para você saber mais:
AMPUDIA, Ricardo. Monteiro Lobato, o criador de um mundo fabuloso. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2523/monteiro-lobato-o-criador-de-um-mundo-fabuloso. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
RICARDO SOARES RECOMENDA A LEITURA DE 'REINAÇÕES DE NARIZINHO'. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3756/ricardo-soares-recomenda-a-leitura-de-reinacoes-de-narizinho. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
MARISA LAJOLO FALA SOBRE A OBRA DE MONTEIRO LOBATO. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3866/marisa-lajolo-fala-sobre-a-obra-de-monteiro-lobato. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
PEDRO BANDEIRA DEFENDE A LEITURA DE MONTEIRO LOBATO NA ESCOLA. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3868/pedro-bandeira-defende-a-leitura-de-monteiro-lobato-na-escola. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
SANTOS, Estela. Reinações de Narizinho: a obra-prima de Monteiro Lobato. Homo Literatus. Disponível em: https://homoliteratus.com/reinacoes-de-narizinho-obra-prima-de-monteiro-lobato/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho (Primeiro capítulo). Crescer. Disponível em: http://crescer.globo.com/edic/167/livroreinacoes_gd_07.jpg. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte se sabem quem é Monteiro Lobato e o que ele fez de importante para as crianças do Brasil. Conte que vocês vão conversar sobre Lobato para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil e questione por que essa data é importante de ser comemorada na escola e se sabem qual a relação entre a data e esse brasileiro.
Nesta aula, os alunos discutirão sobre a importância de Monteiro Lobato por meio de sua obra. É importante que haja uma contextualização da época do autor, para que percebam como sua contribuição cultural se iniciou no passado e permanece até os dias de hoje.
Para você saber mais:
RICARDO SOARES RECOMENDA A LEITURA DE 'REINAÇÕES DE NARIZINHO'. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3756/ricardo-soares-recomenda-a-leitura-de-reinacoes-de-narizinho. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
MARISA LAJOLO FALA SOBRE A OBRA DE MONTEIRO LOBATO. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3866/marisa-lajolo-fala-sobre-a-obra-de-monteiro-lobato. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
PEDRO BANDEIRA DEFENDE A LEITURA DE MONTEIRO LOBATO NA ESCOLA. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3868/pedro-bandeira-defende-a-leitura-de-monteiro-lobato-na-escola. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Para iniciar o assunto, passe para os alunos este vídeo com uma história em desenho animado vivida pela turma do Sítio do Picapau Amarelo.
Vídeo: SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (SÉRIE ANIMADA) - 2ª TEMPORADA - EP. O SACI (ESTREIA DE TEMPORADA). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0kxpcH6DzFM. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Se não puder projetar o vídeo no data show, você pode escolher outra forma de iniciar o assunto: mostrando o vídeo em um computador, apresentando outro recurso em vídeo que você tiver disponível, lendo o trecho de um livro ou mostrando imagens dos personagens tiradas de livros ou da internet.
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO - 2ª VERSÃO (imagens e vídeos). MEMÓRIA GLOBO. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/infantojuvenis/sitio-do-picapau-amarelo-2-versao/sitio-do-picapau-amarelo-2-versao-inicio.htm. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
A partir do vídeo, ou do outro recurso utilizado por você, converse com as crianças sobre o conteúdo da história. Pergunte sobre os personagens (Narizinho, Pedrinho, Emília, Tia Nastácia, Visconde, Dona Benta, Saci, Tio Barnabé e Rabicó), se elas já os conheciam, onde os tinham visto, quais suas características, onde eles moram, que outra história deles elas conhecem, se sabem quando e por quem esses personagens foram criados.
Mostre este slide, ou este momento do vídeo, e pergunte se as crianças sabem o que está escrito nele. Deixe que tentem ler se quiserem, oriente e depois leia apontando. Pergunte por que está escrito "Da obra de Monteiro Lobato", questione quem é ele, se sabiam que ele é o autor desses personagens e dessas histórias, se sabiam que eles tinham sido criados primeiramente em livro e só depois foram para a televisão (se não usar o vídeo, comente que a história lida ou os personagens mostrados foram criados por Monteiro Lobato). Pergunte se já viram um livro do autor. Se tiver livros do autor disponíveis em seu acervo pessoal ou na biblioteca da escola, apresente-os aos alunos e deixe que os manuseiem e que conversem sobre eles.
Escute atentamente os comentários feitos pelas crianças, valorize suas contribuições, abra espaço para que compartilhem suas ideias e experiências.
Incentive que percebam que o livro é um legado, é uma fonte histórica, que sua história permanece "viva" e pode ser lida por diferentes gerações. Pode mostrar como as pessoas viviam e se comportavam em outros tempos, em outros lugares e em outras situações. Além disso, também pode dar pistas sobre a vida do autor e das pessoas que o liam quando foi publicado. Faça esse exercício com as crianças de criar hipóteses a partir do que os livros mostram.
Pergunte se os alunos imaginam quando esses livros foram escritos: "Foi há muito ou há pouco tempo? Será que os pais de vocês eram crianças ou adultos? Será que os avós de vocês eram crianças ou adultos? Por que vocês acham isso?"
Para você saber mais:
SANTOS, Estela. Reinações de Narizinho: a obra-prima de Monteiro Lobato. Homo Literatus. Disponível em: https://homoliteratus.com/reinacoes-de-narizinho-obra-prima-de-monteiro-lobato/. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho (Primeiro capítulo). Crescer. Disponível em: http://crescer.globo.com/edic/167/livroreinacoes_gd_07.jpg. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre Monteiro Lobato. Mostre as imagens deste e do próximo slide. Se preferir, imprima e passe entre eles ou ainda leve outras imagens tiradas de livros, jornais ou da internet.
Imagens da Problematização
Conte brevemente a história de Lobato: Ele nasceu no dia 18 de abril de 1882 e foi morar em uma fazenda depois que seu avô morreu. Lá se baseou em personagens reais para escrever as histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Seu primeiro livro infantil "Reinações de Narizinho" foi publicado em 1931.
Faça questionamentos que levem os alunos a perceberem que Lobato viveu em outra época e que por causa de seus livros, principalmente os infantis, ele é uma figura brasileira muito importante, lembrada até hoje. Seus livros continuam sendo publicados e lidos pelas crianças.
Questões a serem discutidas:
- O que podemos ver nessas imagens?
- Observando as fotos, podemos dizer que Monteiro Lobato é da nossa época ou de antigamente? Por quê? (As crianças devem notar que as fotos são em preto e branco e os tipos de vestimenta (como o chapéu, por exemplo) também são de outra época).
- Vocês sabem quantos anos Lobato teria hoje se ainda fosse vivo? (Faria 137 anos no Dia Nacional do Livro Infantil de 2019) Isso é muito ou pouco? É mais ou menos que os pais de vocês? E que os avós de vocês? Vocês conhecem alguém com mais de 100 anos?
- Vocês se lembram em que dia Lobato nasceu? E em que dia comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil?
- Por que será que comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil no dia em que Lobato nasceu?
- O que Lobato fez de tão importante?
- Por que ainda nos lembramos dele?
- Por que seus livros ainda são lidos?
- Vocês sabiam que antes de ele escrever quase não existiam livros para crianças? E hoje, existem livros infantis? Quais vocês conhecem? De qual gostam mais?
- Será que haveriam tantos livros se Lobato não tivesse escrito suas histórias?
Fonte das imagens:
Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Monteiro_Lobato#/media/File:Monteiro_Lobato_1900s.jpg. Acesso em 03 de janeiro de 2019.
Casa que Monteiro Lobato viveu até os 12 anos, em Taubaté, São Paulo.
Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Monteiro_Lobato#/media/File:Museu_Monteiro_Lobato,_S%C3%ADtio_do_Picapau_Amarelo_1.jpg. Acesso em 03 de janeiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Se houver algum(a) autor(a) de livros infantis na sua região, leve alguns livros dele(a) também para que as crianças manuseiem, comparem e discutam sobre sua importância. Se for possível, pode até tentar marcar uma visita dele(a) à escola para conversar com as crianças e incentivar ainda mais o hábito da leitura.
Para você saber mais:
AMPUDIA, Ricardo. Monteiro Lobato, o criador de um mundo fabuloso. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2523/monteiro-lobato-o-criador-de-um-mundo-fabuloso. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre Monteiro Lobato. Mostre as imagens deste e do próximo slide. Se preferir, imprima e passe entre eles ou ainda leve outras imagens tiradas de livros, jornais ou da internet.
Imagens da Problematização
Conte brevemente a história de Lobato: Ele nasceu no dia 18 de abril de 1882 e foi morar em uma fazenda depois que seu avô morreu. Lá se baseou em personagens reais para escrever as histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Seu primeiro livro infantil "Reinações de Narizinho" foi publicado em 1931.
Faça questionamentos que levem os alunos a perceberem que Lobato viveu em outra época e que por causa de seus livros, principalmente os infantis, ele é uma figura brasileira muito importante, lembrada até hoje. Seus livros continuam sendo publicados e lidos pelas crianças.
Questões a serem discutidas:
- O que podemos ver nessas imagens?
- Observando as fotos, podemos dizer que Monteiro Lobato é da nossa época ou de antigamente? Por quê? (As crianças devem notar que as fotos são em preto e branco e os tipos de vestimenta (como o chapéu, por exemplo) também são de outra época).
- Vocês sabem quantos anos Lobato teria hoje se ainda fosse vivo? (Faria 137 anos no Dia Nacional do Livro Infantil de 2019) Isso é muito ou pouco? É mais ou menos que os pais de vocês? E que os avós de vocês? Vocês conhecem alguém com mais de 100 anos?
- Vocês se lembram em que dia Lobato nasceu? E em que dia comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil?
- Por que será que comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil no dia em que Lobato nasceu?
- O que Lobato fez de tão importante?
- Por que ainda nos lembramos dele?
- Por que seus livros ainda são lidos?
- Vocês sabiam que antes de ele escrever quase não existiam livros para crianças? E hoje, existem livros infantis? Quais vocês conhecem? De qual gostam mais?
- Será que haveriam tantos livros se Lobato não tivesse escrito suas histórias?
Fonte das imagens:
Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Monteiro_Lobato#/media/File:Monteiro_Lobato_1900s.jpg. Acesso em 03 de janeiro de 2019.
Casa que Monteiro Lobato viveu até os 12 anos, em Taubaté, São Paulo.
Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Monteiro_Lobato#/media/File:Museu_Monteiro_Lobato,_S%C3%ADtio_do_Picapau_Amarelo_1.jpg. Acesso em 03 de janeiro de 2019.
Como adequar à sua realidade: Se houver algum(a) autor(a) de livros infantis na sua região, leve alguns livros dele(a) também para que as crianças manuseiem, comparem e discutam sobre sua importância. Se for possível, pode até tentar marcar uma visita dele(a) à escola para conversar com as crianças e incentivar ainda mais o hábito da leitura.
Para você saber mais:
AMPUDIA, Ricardo. Monteiro Lobato, o criador de um mundo fabuloso. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2523/monteiro-lobato-o-criador-de-um-mundo-fabuloso. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Convide os alunos a produzirem coletivamente uma carta para Monteiro Lobato: eles dão sugestões, juntos vocês decidem como escrever aquela ideia, eles ditam e você escreve em um cartaz (use o papel de sua preferência). A produção de textos coletivos é uma ótima maneira para os alunos ocuparem o papel de escritor e desenvolverem habilidades relacionadas a diferentes aspectos da produção de um texto, como ampliar o vocabulário, se apropriar da estrutura da frase, evitar as repetições de palavras, adequar a ideia pensando em "para quem" o texto é direcionado. Além disso, é uma ótima forma de organizar as ideias construídas durante a aula.
Escreva com letra bastão maiúscula e vá retomando o texto apontando enquanto lê.
Diga para os alunos que nesta carta eles devem contar ao Lobato que no dia do aniversário dele passou a ser comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, devem falar sobre a importância que ele tem até hoje para os leitores do Brasil e que mesmo depois de tantos anos as crianças continuam lendo e conhecendo suas histórias e seus personagens. Eles também podem contar que seus personagens viraram desenhos animados, como são os livros infantis na atualidade, que outro(a) autor(a) a turma gosta de ler. Fique aberto a outras sugestões trazidas pelos alunos e inclua suas contribuições.
Quando terminarem a carta, peça que façam desenhos dos personagens de Lobato para serem expostos em um painel junto com a carta. Deixe os livros e as imagens disponíveis para que usem como referência, se quiserem.
Você pode colocar músicas do Sítio do Picapau Amarelo para eles ouvirem enquanto fazem suas produções.
CD - SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (2001) - TRILHA SONORA (HD). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wvmzNURDJhw. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Depois de expostos, a carta e os desenhos podem formar um livro para ser deixado disponível na biblioteca da escola.
Fonte da imagem: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, Print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer o dia do livro e Monteiro Lobato através das comemorações escolares. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Peça que os estudantes vejam o vídeo do “Sítio do Picapau Amarelo (Série animada) - 2ª temporada - Ep. O melhor lugar do mundo” (disponível aqui). Caso não seja possível, produza um vídeo ou áudio, desde que não sejam longos, para relatar um pouco do que a história trata. Mande algumas perguntas por Whatsapp:
- Você conhece os personagens deste vídeo?
- Onde a história acontece?
Envie o arquivo de contextualização (disponível nos materiais complementares), e pergunte:
- Quem é o autor desta obra?
Você pode inserir outros questionamentos que ache pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de no, máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.
Problematização
Compartilhe com os estudantes um arquivo de problematização (disponível aqui). É possível compartilhar um print das imagens. Envie um áudio contando um pouco da história de Monteiro Lobato e peça que respondam às questões abaixo:
- O que Lobato fez de tão importante?
- Por que ainda nos lembramos dele?
- Por que seus livros ainda são lidos?
Peça que, em arquivo de áudio, os estudantes respondam às questões propostas. Solicite que respondam em arquivos de, no máximo, 1 minuto.
Sistematização
Aqui, você vai pedir aos estudantes que escrevam uma carta para Monteiro Lobato, contando sobre o sucesso que as obras dele ainda fazem. Caso os estudantes ainda não sejam alfabetizados, peça que gravem um vídeo curto, como se fossem mandar para Lobato. Atente para dar feedback da atividade realizada.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo obras literárias ou assistindo aos vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre Monteiro Lobato, acesse o livro “O Saci” (disponível aqui), pode conhecer mais um pouco sobre o autor no vídeo “Monteiro Lobato para crianças” (disponível aqui) e nos vários episódios de “Sìtio do Picapau Amarelo” (disponíveis aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Palavras Chave: Datas comemorativas; Livro nacional; Monteiro Lobato; Leitura; Livro infantil; Picapau amarelo; Literatura
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA