Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_06UND06
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
O objetivo deste plano é conhecer a história da escola a partir de fontes escritas. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online). Previamente, convide o gestor da escola a participar da aula, se for síncrona. Se for assíncrona, peça a ele que grave um áudio. Nos dois momentos o gestor/diretor deve responder às seguintes questões:
- Quantos anos tem a escola? Como a escola foi fundada?
- Desde quando você trabalha na escola?
- Quais mudanças você observou ao longo deste período?
- Algo permanece igual? O quê?
- Você teria alguma história sobre a escola, ou sobre seu trabalho aqui que queira compartilhar?
Por áudio, informe aos estudantes que realizou uma entrevista com o diretor/gestor e que esta é uma ferramenta de coleta de informações históricas. Compartilhe com eles o vídeo da entrevista.
Problematização
Se dispuser de momento síncrono, chame o secretário da escola para que os alunos possam realizar algumas perguntas. Caso seja momento assíncrono, peça que o secretário responda as perguntas que você enviará. As questões são:
- Por que que a escola necessita de tantos registros?
- Como é registrada a chamada dos alunos?
- Por que precisamos saber e registrar diariamente quais os alunos que vieram e os que faltaram?
- Por que temos painéis de avisos na escola? Vocês conseguem lê-los?
Caso seja em momento síncrono, outros questionamentos poderão surgir a partir da curiosidade das crianças e, mesmo que não sejam externadas através da fala, é importante estar atento e ter um olhar sensível aos pontos de interesse delas. Caso elas também surjam no momento assíncrono, você pode anotar as dúvidas, saná-las junto ao entrevistado e depois retornar aos estudantes.
Sistematização
Solicite aos estudantes que se reúnam em duplas em chats privados. Eles devem responder juntos o arquivo de sistematização (disponível aqui). Mande um áudio com as questões que têm na atividade para os estudantes que ainda não são alfabetizados. Dê um tempo para concluírem a atividade. Após o tempo, solicite que um integrante da dupla grave um vídeo com as respostas às questões propostas. O vídeo deve ter, no máximo, 01 minuto. Comente as respostas e atente para garantir que a turma compreenda que os documentos da escola podem ser entendidos como fontes históricas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as escolas do passado, os pais podem ver junto com as crianças o vídeo “As mudanças nas escolas do Brasil” (disponível aqui) e “Alunos descobrem como era as escolas do passado” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06 e EF01ER01.