GEO1_07UN02 - Ação Propositiva - Jogo da memória
Plano de Aula
Plano de aula: Profissões e seus locais de trabalho
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Novas percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a realização deste plano de aula será necessário o uso da imagem selecionada no slide 3, se não for possível projetar essa imagem, o professor deverá trazer a imagem de um hospital impressa ou desenhada com clareza. No slide 5 ( ação propositiva) será necessário o uso de imagens para se criar o jogo da memória, as mesmas estarão disponíveis no item material complementar. Se não for possível a impressão das imagens o professor poderá montar o seu próprio jogo usando imagens de jornais e revistas. Para a última etapa (sistematização) será necessário um caderno ou folha para que cada aluno possa registrar a profissão/local de trabalho escolhida por ele.
Material complementar: Jogo da memória disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GDcJuFHVUrKHWtMDzuNKHZx6rPd4Tp25vaGBnxeA9EgH5Q3Sc5CHRsQX3XX3/geo1-07un02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. (Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos). Comece a aula com a seguinte colocação, quando pensamos em algumas profissões, logo pensamos no seu local de trabalho. Por exemplo, quando pensamos num caminhoneiro, logo imaginamos um caminhão e uma estrada. Mas nem todas as profissões são assim. Quem vocês acham que trabalha numa escola? Após a resposta, pergunte quem mais além dos professores trabalham nas escola. Em seguida pergunte se os professores poderiam realizar o seu trabalho em outros lugares como praças, supermercados e etc.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente a imagem aos alunos (projetada ou impressa) e pergunte se eles sabem que profissional é este. Depois das respostas pergunte se sabem onde ele está trabalhando. Após as respostas, volte a pergunta do slide anterior, quem mais além dos médicos trabalham nos hospitais? Eles poderiam realizar uma cirurgia num supermercado? O professor deverá estar preparado para explicar que os médicos podem realizar procedimentos de emergência em qualquer lugar, mas o local ideal é o hospital para que não haja risco de contaminação, por exemplo.
Como adequar à sua realidade: Se a escola onde este plano for usado for uma escola rural, ou de alguma comunidade onde os serviços médicos forem escassos, o professor pode substituir essa imagem por outra mais adequada a realidade dos alunos. O importante são os questionamento que virão da imagem utilizada.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Neste momento da aula a ideia é que os alunos percebam que cada profissional tem o seu local de trabalho, pois cada profissão tem equipamentos e necessidades específicas. Para que isso aconteça pergunte aos alunos por que os professores precisam estar na escola para dar aula, ou os médicos precisam estar num hospital para atender os pacientes. Explique que podemos realizar o trabalho em outros lugares, mas se forem realizados nos locais adequados o resultado será com certeza melhor.
Aproveitando o gancho dos slides anteriores, lance a pergunta para sala: já aprendemos que os professores trabalham na escola, os médicos e enfermeiros trabalham nos hospitais, quais outras profissões conhecemos e onde eles trabalham?
Organize as falas para que todos possam se expressar.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Após todos alunos darem suas respostas, conduza a sala para a construção da brincadeira. Este jogo será dividido em duas etapas. Na primeira etapa, os alunos serão divididos em duplas (essa configuração pode mudar de acordo com o número de alunos na sala, para trios ou quartetos). Em seguida, coloque no centro da roda apenas as imagens das profissões. As imagens estão disponíveis no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GDcJuFHVUrKHWtMDzuNKHZx6rPd4Tp25vaGBnxeA9EgH5Q3Sc5CHRsQX3XX3/geo1-07un02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf para impressão.
Será escolhido um membro da dupla que irá ao centro e escolher uma profissão. Depois que todas as duplas estiverem com a sua profissão deverão discutir e descobrir onde este profissional trabalha. Em seguida, coloque no centro da roda as imagens dos locais de trabalho, e o outro membro da dupla deverá encontrar a imagem que fará par com a profissão escolhida pelo primeiro membro.
Depois que todos conseguirem encontrar os seus pares, recolha as cartas, embaralhe e monte um jogo da memória com todas as peças para que a sala toda possa jogar. Mantenha sempre a configuração inicial (duplas, trios ou quartetos).
Como adequar à sua realidade: Se não for possível a impressão, o professor pode criar as suas próprias peças usando recortes de revistas ou jornais colados em uma cartolina. Tomando sempre o cuidado para que as imagens sejam claras e de fácil identificação para os alunos.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça que as duplas sentem juntas. É o momento de consolidação do que foi aprendido. Questione a sala se conheciam todas as profissões que apareceram no jogo, se sabiam os locais onde trabalhavam ou se tiveram alguma surpresa. Depois de conversar com a sala, peça para que as duplas façam desenhos em seus cadernos, mostrando a profissão que escolheram na primeira parte do jogo e onde este profissional trabalha.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com câmera para gravação de vídeos e áudios.
- Optativas: Google Meet, Youtube, Google Jamboard e Google Docs.
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (tempo para esta etapa 25 minutos)
O objetivo é que os alunos sejam capazes de relacionar as profissões com seus locais de trabalho. Sugere-se como ferramentas tecnológicas o WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. A aula ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona.
Para realização deste plano, será necessário o uso da imagem apresentada no slide 3 da proposta de aula original. Na ação propositiva, será preciso criar um Jogo da Memória cujas imagens estão disponíveis na respectiva etapa, também no plano original. Na sistematização, os alunos necessitarão de um caderno ou folha para registrar a profissão/local de trabalho escolhidos.
Para iniciar, envie o tema da aula por áudio ou vídeo, fazendo a seguinte colocação: quando pensamos em algumas profissões, logo imaginamos seu local de trabalho. Por exemplo, quando pensamos em um caminhoneiro, imaginamos um caminhão e uma estrada. Mas nem todas as profissões são assim. Quem vocês acham que trabalha em uma escola? Pergunte quem mais além dos professores trabalham em escolas. Em seguida questione se os professores poderiam trabalhar em outros lugares como praças, supermercados etc. Utilize imagens para contextualizar sua aula.
Contextualização (40 minutos)
Apresente a imagem do slide original aos alunos. Pergunte se eles sabem que profissional é esse. Aguarde as respostas e, em seguida, questione se sabem onde ele está trabalhando.
Volte à questão do slide anterior: quem mais além de médicos trabalham nos hospitais? Eles poderiam realizar uma cirurgia num supermercado? O professor deverá estar preparado para explicar que os médicos podem realizar procedimentos de emergência em qualquer lugar, mas o local ideal é o hospital para que não haja risco de contaminação.
Para contextualizar, envie “A música dos médicos - Cuidados com o coronavírus”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-cm6n0-kRKM, acesso em: 05/06/2020. Fale sobre a importância desse profissional diante da pandemia que estamos vivendo. Aproveite, também, para lembrar dos cuidados de higiene.
Problematização (50 minutos)
Neste momento da aula a ideia é que os alunos percebam que cada profissional tem seu local de trabalho, pois cada um tem equipamentos e necessidades específicas. Para que isso aconteça, pergunte por que os professores precisam estar na escola para dar aula ou por que os médicos precisam estar em um hospital para atender os pacientes. Explique que podemos trabalhar em outros lugares, mas se o fizermos nos locais adequados, o resultado será melhor.
Faça a seguinte pergunta para a sala: já aprendemos que os professores trabalham na escola e que médicos e enfermeiros trabalham nos hospitais. Quais outras profissões conhecemos e onde trabalham? Peça que os alunos encaminhem as respostas por áudio ou mensagens de texto.
Se você preferir, fica a sugestão da utilização do programa da Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google onde eles poderão inserir suas respostas. O vídeo com o passo a passo para acesso e uso da ferramenta está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XBLv1QvDkeo&t=897s, acesso em: 05/06/2020.
Ação propositiva (60 minutos)
Após todos responderem, conduza os alunos para a construção da brincadeira. Faça a divisão da turma em duplas e diga que eles terão que realizar a atividade de forma assíncrona, por meio de uma chamada de vídeo com o colega. Em seguida, envie por WhatsApp ou e-mail as imagens disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GDcJuFHVUrKHWtMDzuNKHZx6rPd4Tp25vaGBnxeA9EgH5Q3Sc5CHRsQX3XX3/geo1-07un02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf, acesso em: 05/06/2020.
Primeiro, cada dupla irá escolher uma profissão. Depois, deverão discutir e descobrir onde o profissional escolhido trabalha. Peça para que anotem em seus cadernos essas informações. Se você preferir, pode usar o Google Docs para fazer essa pesquisa.
Em seguida, oriente-os a iniciarem o Jogo da Memória. Durante a brincadeira, um aluno será responsável pela projeção e o outro participa indicando qual carta quer que seja virada. Ao final, solicite que eles encaminhem as produções da pesquisa por texto ou áudio.
Sistematização (60 minutos)
Questione os alunos se eles conheciam todas as profissões que apareceram no jogo, se sabiam seus locais de trabalho ou se tiveram alguma surpresa. Depois de conversar com eles, peça para que façam desenhos em seus cadernos, mostrando a profissão que escolheram na primeira parte do jogo e onde este profissional trabalha. Posteriormente, oriente que eles compartilhem os registros por meio de fotos.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo sobre as profissões disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z5KmCAvbmNE, acesso em: 05/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natalia Tozzi
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Relacionar as profissões com seus locais de trabalho
Habilidade (s) da Base: (EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA