Plano de Aula

Plano de aula: Mudanças climáticas em nosso dia a dia

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais das relações sociedade natureza

mais ações

Descrição

Esta é a segunda aula de uma sequência de cinco planos de aula. O objetivo central é que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental explorem o conceito de mudanças no tempo e como elas se manifestam em seu cotidiano, desenvolvendo a habilidade de identificar e descrever essas características em seu lugar de vivência. A aula inicia com a contextualização de uma personagem (Ana) afetada por uma mudança no tempo, seguida por uma problematização por meio da observação de imagens. A atividade principal é uma ação propositiva em que os alunos, em duplas, relacionam áudios de fenômenos climáticos a imagens e criam hipóteses sobre mudanças no tempo. A aula finaliza com uma observação prática do clima no ambiente escolar e a construção coletiva de uma tabela que conecta características climáticas, observações e atividades cotidianas.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 53 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando Inteligência Artificial (o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à internet. Projetor (opcional para as imagens). Aparelho para reprodução de áudio.

Recursos educacionais digitais:

  • Áudios com sons de fenômenos climáticos (como chuva, vento e trovão) e imagens para associação (disponíveis no material complementar indicado no plano original).
  • Ferramenta de IA geradora de imagens (na seção Para Saber mais deste plano você encontra referências).
  • Vídeos curtos e educativos sobre previsão do tempo ou fenômenos climáticos, adaptados para a faixa etária.

Material complementar:

Materiais diversos:

  • Cartões com imagens impressas de diferentes condições do tempo (sol, nuvens, chuva, vento forte etc), incluindo as do material complementar.
  • Papel pardo ou lousa para construção da tabela coletiva.
  • Canetas hidrográficas ou giz.
  • Figuras ou desenhos para representar atividades cotidianas (brincar no parque, ir à escola, dormir etc.) na tabela.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Condições de vida nos lugares de vivência.
  • Mudanças de tempo e suas manifestações no cotidiano.
  • Características do tempo (sol, chuva, vento, calor e frio).

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a chuva, o vento, o frio e o calor como elementos que fazem parte de nossa rotina.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 120 minutos

Este plano de aula foca na exploração das mudanças no tempo e como elas se manifestam no cotidiano dos estudantes, trazendo a IA, de forma crítica, como uma ferramenta usada para a previsão do tempo. Ele busca desenvolver nos estudantes a capacidade de identificar e descrever as características das variações climáticas no lugar onde vivem e a identificação de padrões. A principal aprendizagem é que os alunos reconheçam a chuva, o vento e o calor como elementos presentes em sua rotina e que a influenciam. Ao longo do plano, também há uma introdução básica e crítica ao conceito de IA como ferramenta que pode "ouvir" e "prever" o tempo, incentivando a reflexão sobre a precisão dessa tecnologia e a importância da observação humana. Ao falar sobre IA, use termos como "programas de computador que ajudam a..." ou "ferramentas que aprendem com informações". Evite personificar demais a IA para não gerar concepções equivocadas. Explique que são pessoas que criam e alimentam esses programas, ou seja, dependem do ser humano para funcionarem como “inteligência”. Reforce a ideia de que a IA pode errar e que a observação e análise humana é sempre importante para verificar a veracidade dos dados oferecidos por ela.

Dificuldades antecipadas: Para algumas crianças, o conceito de "mudança do tempo" pode ser mais fácil de entender do que "mudança climática". Por isso, o plano foca no tempo. A ideia de "máquinas que pensam" ou "ouvem" também pode ser confusa. Usar analogias simples é fundamental. Relacionar sons a imagens pode ser desafiador para alguns; pode ser necessário repetir os áudios e “dar dicas.”

Conversa inicial/Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Projete o tema para a turma e converse sobre o que é uma mudança do tempo, sem aprofundar-se no assunto, pois essas informações serão abordadas ao longo do plano. Esta etapa faz um “aquecimento” e levantamento das concepções que as crianças têm sobre esse conceito.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA