GEO1_09UND2- O QUE TEM_
Plano de Aula
Plano de aula: Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia que consta na BNCCEF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão previstas para serem realizadas em sala de aula.
Materiais necessários: Objetos da rotina escolar: lápis, estojo, caderno, livros.
Material complementar: Atividade “O que tem?” disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7rjrp6Up9WjGaaCsXVuK4jKkUX4Rpbt3KxPJNGxrxustsncMrEKjtwsfW55q/geo1-09und2-o-que-tem.pdf
Para saber mais: Estes conteúdos relacionam-se a Geometria e as habilidades EF01MA11, caso deseje poderá explorar outras atividades com a temática, como por exemplo, o plano de aula “Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e longe e perto” disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1074/trilha-das-posicoes-em-cima-e-embaixo-dentro-e-fora-e-longe-e-perto
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente este slide ou escreva no quadro o tema da aula. Permita que os alunos leiam. Se necessário proponha a leitura coletiva. Pergunte o que acham que irão discutir hoje, baseados na temática que acabaram de ler. Permita que alguns alunos se manifestem. Não antecipe conceitos, eles serão abordados e aprofundados no decorrer da atividade.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente este slide, imprima-o e entregue um a cada aluno. Realize a leitura coletiva do poema “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira. Ao término questione:
- Por que o menino do poema fica zangado?
- Quando ele diz “tenho que olhar todo mundo com o queixo levantado” qual é o movimento que ele faz com a cabeça? (Deixe que reproduzam)
- E ao olhar a formiga, qual a posição que ele faz com o corpo? (Permita a reprodução também)
- Por que ao olhar para o garoto a formiga o acharia grandão?
Neste momento não antecipe respostas, nem corrija possíveis erros. Diga aos alunos que estes assuntos se relacionam ao tema da aula de hoje.
Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor de slide você poderá entregar a cópia do poema aos alunos e passar no quadro o texto escrito. Se desejar, realize a leitura mais de uma vez, permitindo aos alunos que realizem a leitura por ajustes.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente este slide, realize a leitura coletiva do comando. Mostre aos alunos a representação do corpo humano e solicite que observem as marcações (linhas e tracejados) que estão presentes em algumas partes dessa representação, como na divisão do quadril e tronco, da cabeça e do tronco e embaixo dos pés. Demonstre e relembre a qual parte do corpo refere-se o termo tronco.
Solicite aos alunos que, em seus lugares, fiquem em pé e observem seu corpo. Peça para imaginarem que também há linhas como a da representação do slide demarcando os corpos. Feito isso diga que agora você fará alguns comandos e eles deverão tocar em alguma parte do corpo que corresponda ao ditado. Diga também que você escolherá alguns alunos para explicar a escolha. Comece os comandos e repita os duas vezes alternando-os.
- Toque uma parte do seu corpo que está em cima do tronco.
- Toque uma parte do corpo que esteja embaixo da cabeça.
- Toque uma parte do corpo que esteja embaixo do tronco.
- Toque uma parte do corpo que esteja em cima do chão.
Sempre a cada rodada permita que o aluno escolhido justifique o motivo da escolha, solicite a turma que valide ou não a escolha.
Para finalizar, pergunte se os alunos sabem o nome de algum órgão que fique dentro do corpo. Possivelmente dirão coração, já que é mais familiar a faixa etária. Caso não apontem este órgão dê dicas que os levem a ele, como por exemplo: é um órgão que se colocarmos as mão do lado esquerdo do peito podemos escutar; órgão que bombeia sangue para todo corpo, etc.
Solicite que retornem aos lugares para dar prosseguimento a próxima atividade.
Como adequar à sua realidade: Caso não possua projetor desenhe no quadro o esboço de um corpo semelhante ao do slide e faça as linhas que demarcam as divisões.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 55 minutos
Orientações: Informe os alunos que nesta etapa da aula eles deverão seguir algumas pistas para encontrar um objeto escondido. Combine previamente qual será este objeto, pode ser um estojo, um livro, a sugestão é que não seja algo muito grande e que chame muita atenção. Explique à turma que você retirará um aluno da sala, ou seja o deixará do lado de fora e que o grupo esconderá o objeto. Ao retornar para dentro da sala o aluno terá livre acesso aos espaços podendo se movimentar como desejar, no entanto como o objeto estará escondido ele poderá realizar algumas perguntas aos colegas que responderão apenas com “sim” ou “não”. Ele poderá se dirigir a um local em que acha que o objeto foi guardado e realizar as perguntas permitidas que são:
- Está dentro?
- Está fora?
- Está em cima?
- Está embaixo?
A turma deverá estar atenta a movimentação do colega e a posição do corpo dele para dar as respostas afirmativas ou negativas.
Estabeleça um tempo de 3 minutos a cada aluno e caso não encontre revele o local e inicie nova rodada.
Quando faltar 5 minutos para o término do tempo previsto para essa atividade realize uma roda de conversa e solicite aos alunos que relatem quais foram as dificuldades e facilidades encontradas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com os alunos já sentados em seus lugares retome os momentos da aula: o poema “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira, a brincadeira de tocar as partes do corpo e de caçar objetos. Pergunte se notaram algo comum entre elas, provavelmente os alunos apontarão os conceitos estudados hoje já que permearam todas os momentos.
Comente que assim como no poema e durante as brincadeiras eles tinham que usar o corpo como referência para compreender o que estava em cima, embaixo, bem como identificar através da visão que não havia nada fora do armário, por exemplo, inferindo que pudesse estar dentro.
Diga que agora, para este exercício final terão que ter a sua mesa da sala de aula como referência e assim desenhar o que é solicitado na atividade “O que tem?” disponível no material complementar.
Enquanto os alunos observam, a partir do seu ponto de vista a sua mesa e representa o que está em cima, embaixo, dentro do estojo e fora do estojo caminhe pela sala observando e intervindo em possíveis erros.
Exponha os desenhos para que todos observem e conclua retomando que para compreendermos informações relacionadas a localização precisamos entender os conceitos de dentro, fora, em cima, embaixo e nos atentar sempre à referência para compreendermos a posição.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Youtube, e-mail, WhatsApp e celular ou tablet para gravação de vídeo
- Optativas: Google Classroom ou Google Meet
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Este plano de aula tem por objetivo que os alunos sejam capazes de desenvolver noções de lateralidade como em cima, embaixo, dentro e fora, tendo o corpo e outros elementos como referenciais. As atividades estão previstas para serem realizadas em sua maior do tempo de forma assíncrona. Os materiais que serão necessários são objetos da rotina escolar, como lápis, estojo, caderno e livros. Como ferramentas virtuais, indica-se o uso do WhatsApp, e-mail ou Google Classroom ou Google Meet.
Para apresentar o tema da aula, envie a imagem do tema ou grave um áudio explicando e perguntando o que os alunos acham que irão discutir baseados no que acabaram de ler. Permita que eles se manifestem por meio de áudio ou mensagens de texto. Não antecipe conceitos. Eles serão abordados e aprofundados no decorrer da atividade.
Contextualização (25 minutos)
Apresente o slide do plano original para esta etapa. Faça a leitura, de forma oralizada. Você pode pedir que os alunos gravem áudios do poema, organizando-os por frases. Se eles ainda não forem alfabetizados, você mesmo pode fazer o áudio da leitura. Ao término, questione-os:
- Por que o menino do poema fica zangado?
- Quando ele diz “tenho que olhar todo mundo com o queixo levantado”, qual é o movimento que ele faz com a cabeça? (Deixe que reproduzam)
- E ao olhar a formiga, qual a posição que ele faz com o corpo? (Permita a reprodução também)
- Por que ao olhar para o garoto a formiga o acharia grandão?
Não antecipe respostas, nem corrija possíveis erros. Diga aos alunos que esses assuntos se relacionam ao tema da aula. Se preferir, peça que registrem as respostas por meio de desenhos e que encaminhem por WhatsApp ou e-mail.
Problematização (50 minutos)
Apresente o slide da problematização, fazendo a leitura coletiva de forma virtual caso a aula esteja ocorrendo pelo Google Classroom ou Google Meet ou direcione fragmentos e peça para que eles leiam, gravem e compartilhem o áudio.
Envie uma imagem da representação do corpo humano aos alunos. Solicite que observem as linhas e tracejados que estão presentes em algumas partes da figura, como na divisão do quadril e tronco, da cabeça e do tronco e embaixo dos pés. Demonstre e relembre a qual parte do corpo refere-se o termo tronco.
Solicite aos alunos que fiquem em pé e observem seu corpo. Peça para imaginarem que também há linhas como as da representação. Feito isso, diga que agora você fará alguns comandos e eles deverão tocar em alguma parte do corpo que corresponda ao que foi dito. Diga também que você escolherá alguns alunos para explicar a escolha. Comece os comandos e repita-os duas vezes, alternando-os. Se estiver utilizando o Google Classroom ou Google Meet, a atividade deverá ser feita de forma síncrona. Do contrário, oriente-os por meio de um vídeo.
- Toque uma parte do seu corpo que está em cima do tronco
- Toque uma parte do corpo que esteja embaixo da cabeça
- Toque uma parte do corpo que esteja embaixo do tronco
- Toque uma parte do corpo que esteja em cima do chão
Para finalizar, pergunte se os alunos sabem o nome de algum órgão que fique dentro do corpo. Possivelmente dirão coração, já que é o mais familiar à faixa etária. Caso não digam, dê dicas que os levem a ele, como, por exemplo, "é um órgão que se colocarmos as mãos do lado esquerdo do peito podemos escutar" ou "é o órgão que bombeia sangue para todo corpo". Após as respostas, envie o vídeo disponível aqui como sugestão.
Ação propositiva (60 minutos)
Retome o poema “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira. Comente que assim como no poema, durante as brincadeiras, eles tinham que usar o corpo como referência para compreender o que estava em cima, embaixo, bem como para identificar por meio da visão que não havia nada fora do armário, por exemplo, inferindo que pudesse estar dentro.
Diga que agora, para este exercício final, eles terão que ter a sua mesa, ou o lugar que utilizam para fazer suas tarefas, como referência para desenhar o que é solicitado na atividade “O que tem?”, disponível aqui.
Sistematização (60 minutos)
Peça que os alunos encaminhem os desenhos por e-mail ou WhatsApp. Compile todos os arquivos e faça um vídeo com as produções. Se não puder, faça a impressão, monte um painel, registre com fotos e envie para a turma. Exponha os desenhos para que todos observem e concluam que precisamos entender os conceitos de dentro, fora, em cima e embaixo para compreendermos nossa posição com relação a um referencial.
Convite às famílias
Professor, deixe como sugestão que por meio do vídeo disponível aqui as famílias dancem com as crianças, referenciando diferentes elementos do corpo e suas posições. Essa prática irá servir como um complemento da aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Desenvolver noções de lateralidade como em cima, embaixo, dentro e fora tendo o corpo e outros elementos como referencial.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA