GEO1_10UND03 - Sol (Sistematização)
Plano de Aula
Plano de aula: Características climáticas: variação do calor
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais das relações sociedade natureza
Descrição
Este plano de aula tem como foco o reconhecimento das características do clima em diferentes lugares do planeta e a relação delas com os ritmos da natureza, especialmente, com a luz e o calor do Sol. Ele aborda aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE10 de Geografia, que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Veja a sequência de planos aqui.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à BNCC da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
lanternas, projetor, computador com acesso à internet.
Materiais diversos:
imagens impressas (em tamanho A4 ou maior) de lugares quentes e lugares frios; folhas com dois círculos grandes desenhados; lápis de cor; papel kraft ou cartolina; imagem impressa do Sol; tesouras e cola; cartões com imagens; quadro branco, negro ou painel de mural para escrita coletiva e fixação de registros; papel sulfite ou caderno para registros individuais.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Condições de vida nos lugares de vivência
Objetivos de aprendizagem
- Descrever diferentes lugares a partir de características visuais e sensações térmicas, reconhecendo indícios de calor e frio nas paisagens e nas vivências cotidianas.
- Investigar, por meio de simulações práticas, como a intensidade da luz do Sol varia em diferentes pontos da Terra, compreendendo sua relação com o clima dos lugares.
- Seguir sequências lógicas de ações para resolver desafios experimentais, registrando e representando os resultados com recursos visuais e linguagem própria.
- Relacionar o clima do lugar onde vivem aos efeitos da luz solar.
- Reconhecer atitudes de cuidado com o ambiente diante das mudanças climáticas.
Competências gerais
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
9. Empatia e cooperação.


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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 200 minutos.
Orientações gerais:
A finalidade deste plano é que as crianças sejam capazes de observar, descrever e comparar sensações térmicas e elementos visuais associados ao calor e ao frio; relacionar essas observações com a intensidade da luz solar em diferentes pontos da Terra; refletir sobre o lugar onde vivem e sua temperatura predominante; e, por fim, compreender como nossas ações influenciam o ambiente em tempos de mudanças climáticas.
Além disso, a proposta também visa desenvolver o pensamento computacional desplugado, ao propor que as crianças organizem suas descobertas em sequências de passos lógicos, sigam instruções para realizar experimentos com a luz, comparem resultados e representem visualmente suas conclusões.
Dificuldades antecipadas:
• Algumas crianças podem apresentar dificuldade em interpretar imagens ou verbalizar suas percepções de calor e frio. Nestes casos, o professor pode apoiar com perguntas mais direcionadas, como: “Você vê nuvens nesta imagem? As pessoas estão de blusa ou de camiseta?” Ou ainda: “Você sente calor ou frio quando o céu está assim na sua cidade?”
• Outra dificuldade possível é a compreensão da lógica espacial do painel do Sol — especialmente para os alunos que têm maior dificuldade em abstração ou em organização de informações visuais. Para isso, o professor pode construir coletivamente com a turma um “termômetro visual” ou “régua de calor”, usando cores (vermelho = muito quente, azul = frio), para ajudar as crianças a entender que quanto mais perto do Sol no painel, maior o calor; e quanto mais longe, mais frio.
• Alguns estudantes podem ainda querer contribuir com respostas prontas sobre o clima da cidade, sem perceber o valor da percepção individual e coletiva. Nesse caso, o professor pode incentivar a troca entre as crianças, mostrando que cada um pode sentir o clima de maneira diferente — e que isso também é importante para aprender sobre o lugar onde se vive.
A escuta, a observação e a valorização das experiências das crianças são fundamentais para que o plano aconteça como um espaço de investigação ativa e construção de sentido sobre o mundo.
Aula 1 e 2 - Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 30 minutos.
Organize as crianças em roda, sentadas no chão ou em suas carteiras dispostas de forma a facilitar o contato visual entre todas. Diga que hoje vocês iniciarão uma nova investigação juntos: entender o que causa o calor e o frio.
Inicie a conversa com perguntas abertas, buscando despertar memórias corporais e afetivas. Proponha:
- Quem aqui já sentiu muito calor? Onde você estava? Como foi esse momento?
- E o frio? Já passou por um dia de frio em que precisou se agasalhar muito?
- O que você faz quando sente muito calor? E quando sente muito frio?
Permita que várias crianças compartilhem suas percepções. Incentive que escutem os colegas com atenção e respeitem as diferentes experiências. Durante os relatos, anote em um papel grande ou no quadro algumas palavras que surgirem, como: “sol forte”, “cobertor”, “ventilador”, “gelo”, “chuva”, “roupa de frio”.
Depois da escuta, retome essas palavras e leia uma a uma com a turma. Diga que essas experiências nos ajudam a observar como o nosso corpo sente o clima e que isso será muito importante para as próximas descobertas.
Proponha um novo desafio: entender por que em alguns lugares faz mais calor e em outros mais frio. Mostre duas imagens contrastantes: uma paisagem quente (por exemplo, uma praia tropical ou deserto ensolarado) e uma fria (como uma montanha com neve ou uma floresta nublada). Se não for possível projetar, utilize impressões (em tamanho A4 ou maior). Você pode colá-las no quadro ou entregá-las por grupos.
Sugestões de imagens:

Crédito: Nikada/GettyImages

Crédito: borchee/GettyImages

Crédito: simonkr/GettyImages
Peça que observem atentamente e conduza uma conversa investigativa com perguntas como:
- O que você vê na imagem da esquerda? E na da direita?
- Quais cores aparecem mais em cada imagem?
- O céu está igual nas duas? E o chão?
- Há árvores? Pessoas? Como estão vestidas?
Conforme os alunos respondem, registre no quadro duas colunas: “Ambiente quente” e “Ambiente frio”. Incentive que os próprios alunos sugiram as palavras que serão escritas em cada coluna.
Em seguida, aprofunde a análise:
- Por que será que esse lugar parece mais quente?
- O que é diferente nos dois lugares?
- Você preferiria morar em qual deles? Por quê?
- Qual tipo de roupa você usaria em cada lugar?
- Quais atividades seriam possíveis fazer em cada um deles?
Aqui, o papel do professor é ampliar a observação para além da sensação térmica. Ajude a turma a perceber elementos da natureza (vegetação, cor do céu e solo, por exemplo), das pessoas (vestimentas e hábitos), e relacione com a experiência de vida dos estudantes. Não dê respostas prontas. Apenas vá acolhendo, anotando e estimulando o pensamento coletivo.
Finalize dizendo que essas imagens despertaram uma pergunta importante para a turma investigar juntos:
- Por que será que existem lugares mais quentes e lugares mais frios no mundo?
Escreva essa pergunta no quadro como uma provocação central. Diga que, nas próximas atividades, vocês vão tentar responder a essa questão.
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