Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Google Classroom (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Compartilhe com os alunos, por meio do Google Classroom, o texto a seguir. Peça para que, com o apoio de um adulto, leiam-no.
“VOCÊ SABIA…
…que existem animais com hábitos totalmente noturnos? Isso mesmo! Existem animais que dormem durante o dia e desenvolvem as ações predominantemente de noite. Também há outros animais, como nós, seres humanos, que dormem durante a noite e ficam acordados durante o dia, que são chamados de animais diurnos. Essa definição se dá para cada tipo, cada espécie, levando em consideração os hábitos de cada um. Portanto, assim como os seres humanos, outros seres vivos também determinam os ritmos de atividades diárias de acordo com a sucessão de dias e noites”.
Após todos os alunos lerem o texto, levante a questão disparadora da aula:
- Quais características diferenciam os animais de hábitos noturnos dos diurnos?
Mão na massa
Divida a turma em seis grupos e oriente que cada um será responsável por pesquisar, em livros e sites confiáveis, os hábitos de vida de um animal. Cada grupo pesquisará sobre um animal diferente. São eles:
- Beija-flor;
- Coiote;
- Coruja;
- Morcego;
- Sagui;
- Borboleta.
Cada aluno fará a própria pesquisa e compartilhará com os colegas as principais informações apreendidas. Com base nesses aprendizados, o grupo deve produzir um texto, compartilhado no Google Docs, sobre o animal, ressaltando as características que se relacionam com hábitos noturnos/diurnos. Após terem finalizado, solicite que os grupos o compartilhem com os alunos da turma e com o professor.
Sistematização
Após os alunos terem lido os textos de todos os grupos, solicite que preencham, colaborativamente, uma tabela em que uma coluna deve conter os animais com hábitos diurnos e outra os com hábitos noturnos.
Convite às famílias
Solicite que pesquisem sobre os hábitos de algum animal de interesse da criança e analisem quais características se relacionam com as práticas diurnas/noturnas dela. Por fim, sugira que façam um lindo desenho do animal, para expor em uma parede de algum cômodo da residência.