Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, envolvendo diferentes escalas de tempo. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ser aprofundadas em aulas subsequentes. O objetivo da aula é que os alunos estabeleçam relações entre sucessões de dias e de noites, por meio de associações de situações e práticas diárias da vida da própria criança.
Materiais necessários para a aula: Vídeo Dia e Noite, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0, trilha montada antecipadamente e dado.
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Comente que hoje vocês irão refletir sobre como percebem a sucessão dos dias e das noites, por meio das situações diárias.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Projete o vídeo “Dia e Noite”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ZxFlN-yHES0. Peça que as crianças assistam a ele atentamente, em seguida, promova uma breve discussão sobre o que entenderam. Nesse primeiro momento, pode ser que apareçam percepções distintas.
Projete novamente o vídeo e direcione a discussão para as diferentes situações representativas do dia e da noite:
- Quais atividades apresentadas no vídeo foram realizadas durante o dia? E durante a noite?
- Vocês conseguiram perceber que sempre que um dia acaba vem a noite?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Deixe que falem livremente sobre suas possibilidades. Não responda aos questionamentos agora, apenas observe os conhecimentos que os alunos demonstram e os anote no quadro.
Mão na massa
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Organize a sala em pequenos grupos. Leve os alunos para um lugar amplo da escola (pode ser na quadra, no pátio ou dentro da própria sala, afastando as carteiras). Monte a trilha, conforme sugestão, desenhando ou colando folhas para montar o percurso.
TRILHA DIA E NOITE
Regras para o jogo:
- Cada grupo deve eleger um representante responsável por movimentar o dado e mover o peão no tabuleiro (o peão pode ser feito como copos descartáveis já usados ou qualquer objeto pequeno na sala de aula).
- Coloque os peões na casa inicial.
- Decidam qual o grupo que iniciará o jogo.
Como jogar:
- A criança deve jogar o dado e deslocar o peão do grupo para a casa correspondente ao número indicado no dado.
- Ao cair na casa do “sol” o grupo deve falar uma situação que represente habitualmente o dia.
- Ao cair na casa da “lua” o grupo deve falar uma situação que represente habitualmente a noite.
- Se cair nas casas com escritas, o grupo deve dizer se essa situação é realizada durante o dia ou durante a noite.
- Na casa branca, o grupo poderá escolher uma situação e dizer se representa a noite ou o dia.
- O jogo prossegue até chegar ao final da trilha.
Importante: As crianças podem exemplificar por meio de tarefas realizadas durante o período, alguma profissão, exemplos de animais diurnos e noturnos conhecidos, como a cidade se comporta durante o dia e durante a noite, entre outros exemplos. Nesse momento é importante que aconteça uma reflexão de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos seres humanos e de outros seres vivos.
Conforme os estudantes jogam, seja o mediador das reflexões. Provavelmente será mais fácil para as crianças citar exemplos que representem o dia. Dessa forma, as auxilie na conclusão que nós, seres humanos, temos mais hábitos diurnos do que noturnos. Anote os exemplos trazidos pelos alunos para o momento da sistematização da aula.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Ao retornar para sala, liste no quadro os exemplos trazidos pelos alunos classificando-os em dia e noite. Esse é um momento para refletir sobre o que aprenderam e de sanar possíveis dúvidas que ainda possuem. Pergunte às crianças se lembram de mais alguns exemplos para completar a tabela.
Retome com os alunos a questão disparadora, procure identificar e anotar os comentários de cada um para futuras intervenções. Finalize a aula enfatizando alguns exemplos de como a sucessão de dias e noites orientam o ritmo das atividades dos seres humanos e de outros seres vivos.