Plano de Aula

Plano de aula: Ler sobre o tempo

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ler para aprender

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para essa atividade será necessário que a turma saiba caracterizar as sensações térmicas promovidas pelas mudanças climáticas. É fundamental a organização dos materiais com antecedência.

Materiais:

A proposta desta atividade demanda que você imprima da internet boletins meteorológicos que retratam informações sobre o clima da cidade. É relevante que você selecione no mínimo 4 formas diferentes de apresentação dos dados sobre o tema, para isso, você pode utilizar esses sítios: www.climakids.com.br, www.climatempo.com.br, www.tempoagora.com.br, http://www.inmet.gov.br/portal/, www.accuweather.com/pt/br/brazil-weather.

ógicos

Espaços:

Planeja que a proposta desta atividade envolverá a área externa da escola. Considera ainda, a organização do ambiente interno, tendo em vista a formação de uma grande roda e da organização das crianças em pequenos grupos.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. O grupo conseguiu perceber e extrair informações das imagens pesquisadas sobre a previsão do tempo da sua cidade?

2. Como foi o desenvolvimento individual de cada criança em relação à proposta? As crianças apoiaram-se umas nas outras para a realização da proposta?

3. A proposta da atividade evidenciou a leitura para a função social que era se informar sobre o tempo?

o


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Quando estiver em roda com as crianças, cuide para que todas possam ter contato visual com você e garanta que todos estão acolhidos pelo grande grupo. Na formação de grupos, privilegie grupos colaborativos e que o apoio mútuo aconteça entre as crianças, garantindo uma interação dinâmica e inclusiva. No trabalho com os recursos tecnológicos cuide para que todos consigam participar do momento com autonomia e respeito às especificidades de cada um, favorecendo a construção coletiva do conhecimento.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide as crianças para irem até o pátio externo. Procure um lugar onde o céu possa ser amplamente visto e comunique as crianças que vamos observar e pensar sobre o que estamos vendo e sentindo em relação ao tempono dia de hoje.Solicite que as crianças observem o céu, olhem uns para os outros e observem como estão agasalhados. Utilize as observações das crianças para abordar a questão de como o tempo do lugar em que se vive influencia no nosso dia a dia e a importância da previsão do tempo.

como

Possíveis falas do professor: Como está o tempo hoje? Ontem o tempo estava igual a hoje? É possível ver o sol? Está ventando? Como está a temperatura hoje? Por que motivo vocês escolheram vestir a roupa que estão usando hoje? Vocês veem sempre vestidos da mesma maneira? Como poderemos saber se amanhã vai chover ou vai fazer sol?


2

Retorne com grupo até a sala e peça para que as crianças se acomodem em roda com você. Inicie uma conversa com o grupo sobre o tema. Investigue junto às crianças os conhecimentos acerca de clima e previsão do tempo. Após acolher as hipóteses das crianças, apresente ao grande grupo o portador que acolhe um dos boletins meteorológicos que indica a previsão do tempo local para o dia. Pergunte se as crianças conhece tal material e como é possível ler as informações contidas nele. Faça a leitura do boletim meteorológico, apontando para os desenhos que indicam as informações sobre o tempo, como por exemplo: sol, nuvens, gotas de chuva. Peça às crianças que comparem a leitura da imagem com as observações que realizaram na área externa.

Possíveis falas do professor: Turma, trago nesta folha informações sobre a previsão do tempo para hoje em nossa cidade. O que vocês acham que essas imagens indicam? Por que é importante a gente ler a previsão do tempo?

3

Após a leitura do boletim meteorológico por você, converse com as crianças que há maneiras diferentes utilizadas pelos meios de comunicação para divulgar a previsão do tempo, sendo através de mapas, ilustrações ou dados. Apresente ao grupo os portadores das impressões dos quatro modelos de boletim meteorológico, selecionados por você. Convide as crianças a formarem quatro pequenos grupos e entregue a cada um deles um portador.Solicite que as crianças observem a imagem e comentem quais informações conseguem retirar dela. Enquanto os grupos manuseiam os materiais, você pode circular entre eles, mediando a interpretação das informações dos boletins. Apoie as crianças na localização do nome da cidade, do dia da semana, no mês e no dia do mês. Instigue a refletiram sobre os desenhos utilizados para ilustrar a previsão do tempo, apoiado-os conforme suas curiosidades.


Para finalizar:Após os grupos terem realizados suas interpretações sobre o modelo de previsão de tempo, convide para que um grupo de cada vez compartilhe a leitura de seu boletim meteorológicos. Nesse momento, traga a tona os novos símbolos que a especificidade da leitura meteorológica traz e instigue as crianças a conversarem sobre ele. Escreva uma lista de curiosidades sobre esses novos símbolos e deixe fixa na sala para pautar novas investigações.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI03EO03 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados