Plano de Aula

Plano de aula: Ler para fazer experiências

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Ler para aprender

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Materiais:

Imprima com antecedência em tamanho A3 os manuais de instruções dos experimentos. Organize os materiais necessários para a realização das experiências indicados nos manuais. Como a atividade prevê dividir a turma em dois grupos, algumas crianças estarão envolvidas em outra ação. Por isso, separe outros materiais para elas se ocuparem, como: papel cartolina tamanho A4, giz de cera, massinha, jogos de encaixe e livros.

Espaços:

A vivência da proposta pressupõe que o grupo inicie reunido em roda. Em seguida, as crianças serão organizadas em dois grupos que atuarão em atividades diversificadas. Para tal, observe a necessidade de um espaço acolhedor e amplo, para que as crianças tenham liberdade em suas explorações. Separe e disponha os materiais a serem utilizados em pequenas “ilhas”, indicando o espaço que cada grupo atuará.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais estratégias as crianças utilizaram para ler os manuais? Seguiram o passo a passo pelos numerais? Orientaram-se pelas ilustrações?

2. As crianças compreenderam a estrutura do texto e sua função social? Perceberam que, para realizar o experimento, era preciso seguir as instruções?

3. Como foi o relacionamento do grupo durante a experimentação? Houve trocas entre os integrantes? Como se organizaram?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Observe que essa é uma experiência que convida as crianças a uma relação mais próxima com os materiais. Portanto, cuide para que todas possam interagir com qualidade com a proposta. Lembre-se que um dos experimentos pede que as crianças soprem água e detergente com um canudinho. Sinalize o movimento de soprar e, no momento da experiência, tenha um olhar cuidadoso para que as crianças não façam o movimento contrário, podendo engolir o líquido do experimento. ..

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide a turma para sentar em roda com você. Comente que hoje eles realizarão experimentos divertidos. Pergunte quem sabe o que é um experimento, quem já fez e como foi a experiência (se deu certo ou não). Interaja com as crianças, estimulando a fala e a partilha de vivências. Diga ao grupo que você trouxe duas sugestões de experiências e que, para testá-las, o grupo precisará se dividir em duas equipes. Conte que cada equipe fará um experimento diferente. Uma fará a “Tinta Borbulhante” e a outra fará a “Geleca com cola”. Comente que a turma poderá repetir a atividade em outro dia, alternando os experimentos. Ainda na conversa, combine com a turma que você acompanhará o grupo que iniciará a experiência enquanto o outro grupo estará envolvido numa atividade que eles já realizam com autonomia. Comente que, em seguida, eles trocarão de propostas.


2

Após a divisão dos grupos, reúna-se com o pequeno grupo que fará o primeiro experimento. Ao iniciar a proposta, instigue as crianças a pensar sobre a experiência: quais materiais serão necessários, que tipo de materiais, a quantidade de cada um deles e como fazer o experimento. Depois de acolher as hipóteses das crianças, apresente o cartaz em papel A3 com as instruções do passo a passo para realizar o experimento. Indague se as crianças reconhecem algo no texto: o que ele contém, para que serve, se já viram em casa algo semelhante.

Possíveis falas do professor: Turma, vocês sabem como fazer esse experimento? Do que será que precisamos? Para nos ajudar, eu trouxe esse cartaz. Olhando para ele, o que vocês observam?


3

Faça a leitura do manual, apontando cada palavra lida para que as crianças façam o acompanhamento da leitura. É provável que elas reconheçam alguns números ou façam previsões sobre os ingredientes do experimento. Incentive essa participação, bem como a análise das informações contidas no texto, favorecendo a compreensão de que o escrito instruirá a execução da experiência. Acolha as falas das crianças para levantar hipóteses sobre as instruções.

Possíveis falas do professor neste momento: Agora que li o que está escrito no cartaz, o que ele nos apresenta? Por que é dividido em partes? Por que as partes estão enumeradas? Vocês já ouviram um texto semelhante a esse? O que ele ensinava a fazer?


4

Convide as crianças a testarem o experimento. Peça que se acomodem no lugar reservado para a realização da experiência e apresente os ingredientes na ordem que aparecem no manual. Para iniciar a execução do experimento, volte a leitura do cartaz e incentive a participação das crianças no passo a passo. Nesse momento é importante que chamar a atenção para as diferentes partes do texto e para as imagens (se houver), convidando as crianças a pensarem sobre o que está escrito e o que precisam fazer.

Possíveis falas do professor: Pessoal, como faremos para realizar o experimento? O que vocês acham, precisamos seguir o manual? Por onde começamos? E agora que terminamos o primeiro passo, onde está o segundo passo? Vamos ler o que ele nos diz? Quantas colheres temos que colocar? Onde está dizendo sobre essa quantidade no manual?


5

Assim que o primeiro grupo estiver chegando ao fim do experimento, sinalize ao outro que, em 5 minutos, os grupos trocarão as propostas. Para isso, as crianças precisam começar a organizar os materiais utilizados. Ao terminarem, organize a troca de grupos e repita a mesma orientação, seguindo o manual do segundo experimento.


6

Após a realização dos dois experimentos, reúna toda a turma e converse com as crianças sobre como foi a experiência. Caso os grupos, ou um grupo, não tenham obtido sucesso, sugira que repitam o passo a passo do experimento.

Possíveis falas do professor: Pessoal, como foi realizar esse experimento? O que vocês mais gostaram de fazer? O experimento de vocês deu certo? Como vocês sabem que deu certo? O que vocês fizeram para que o experimento desse certo? Caso não tenha dado certo, o que precisa ser refeito?


Para finalizar:

Convide os grupos para partilharem o manual de seus experimentos utilizando os cartazes e contando aos colegas quais foram os passos e os materiais utilizados em cada experimento. Após a partilha, divirta-se com a turma explorando as criações.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI03EO03 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados