Plano de Aula
Plano de aula: Criação de manuais de jogos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Jogos com regras
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabiana Bechara
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos e códigos da Base
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Abordagem didática: Quando jogam, as crianças acionam aprendizagens já construídas e, por meios das situações problematizadoras, avançam em outras de maneira lúdica e contextualizada. Com os jogos, elas desenvolvem a autonomia moral e intelectual, ampliam a capacidade de comunicação e apuram os modos de relacionar-se diante desafios. Eles são potentes estratégias de aprendizagem, pois oferecem desafios genuínos com retorno imediato, promovem intensidade e variedade de situações problemas, ao mesmo tempo que exigem tomadas de decisão, adaptação às regras, interação e participação ativa dos pequenos. Também fazem parte do repertório brincante.