Plano de Aula

Plano de aula: Tintas caseiras nas massas

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Melecas com tintas

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Meleca com amido colorido (link)

Exploração de massinha caseira (link)

Tintas naturais nas massas (link)

Tintas naturais em suportes para deixar marcas (link)

Arte com tintas naturais, massas e melecas (link)

Separe uma caixa com material de largo alcance para ser utilizada quando as crianças desejarem. Para saber mais sobre os materiais de largo alcance, clique aqui.

Essa é uma proposta planejada para os bebês maiores.

Materiais:

Opções de tintas naturais (preparadas previamente):

Pó de gelatina com um pouco de água (a cor produzida depende do sabor. Para variar, pode ser tutti frutti para produzir a cor azul)

Água e pedaços de beterraba para fazer suco de beterraba e depois misturar com com farinha branca (produz cor rosada)

Água e folhas de espinafre para fazer suco de espinafre com farinha branca (produz cor verde)

Além dos ingredientes acima, separe 3 recipientes para armazenar às tintas, liquidificador, massinha caseira produzida no plano anterior desta sequência, papel pardo (ou outro que tiver disponível em sua escola e seja grande) para pintura coletiva.

Espaços:

Forre o espaço escolhido com um plástico grande ou folhas de jornal.Escolha um espaço externo para realizar a atividade, que acontecerá em dois momentos. O primeiro, com grupos pequenos para tingir a massinha. O segundo, de forma livre com o grupo todo, para pintura coletiva, com o chão forrado com papel pardo, que será o suporte sobre o qual se desenvolverá a atividade em si.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como às crianças reagem às descobertas em relação aos materiais e objetos? (cheiro, cor, sabor, textura…)

2. Como ocorre a exploração das tintas e massas depois de prontas? (manuseiam livremente, brincam de amassar, usam dedos para furar, dão forma à massa, fazem bolinhas ou minhocas, pintam o corpo, pintam o papel…)

3. Que movimentos realizam para a exploração das massas e tintas? (preensão, encaixe e lançamento etc.)


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos possam estar em atividade de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades. Disponibilize uma caixa com material de largo alcance para que possam brincar. Deixe-a acessível para quando desejarem.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide todo o grupo e converse brevemente sobre a atividade que vai ser realizada. Ofereça as tintas previamente preparadas para que experimentem o sabor, o cheiro, a textura. Compare alguns critérios da tinta, como suas cores, sabores adocicado ou amargo, textura molhada ou áspera etc. Explore bastante essas características com todo o grupo. Disponibilize num canto uma caixa com material de largo alcance para as crianças explorarem quando desejarem. Nesse momento, peça ao adulto auxiliar que fotografe as experiências para a documentação pedagógica. Ao final da proposta, registre por escrito suas observações.


2

Nesse momento da atividade, após explorar bem as tintas, divida o grupo todo. Convide de 4 a 5 criançaspor vez para tingir a massinha. O restante do grupo poderá brincar com a massinha (ainda sem cor) produzida no plano anterior desta sequência. Distribua um pouco de massinha para cada criança e solicite que cada uma escolha a cor para tingá-la: azul, rosa ou verde. Após a escolha, ajude-as a misturar o meio molhado (tinta) com o meio seco (massinha). Valide as iniciativas das crianças e chame atenção para as transformações ocorridas durante o tingimento. Utilizando a massinha, brinque junto com elas de picar e juntar pedaços, fazer cobrinhas, minhocas, bolinhas etc. Realize esta parte do plano com todos os grupos até se certificar que todos tenham experimentado o tingimento das massinhas.

Possíveis ações da criança neste momento: com as mãos, uma criança aperta a massinha e percebe que, aos poucos, a cor vai se tornando uniforme, deixando de ser bege. Demonstra um olhar curioso, leva a massinha à boca e depois coloca no chão, fazendo furos nela com seus dedos.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha! Que bacana o que você descobriu aí, hein! Sua massa está mudando de cor conforme você aperta e mistura com a tinta que escolheu! Mostre para um amigo o que aconteceu!


4

Separe as tintas em diversos recipientes e as distribua no chão forrado com papel pardo (pode ser também com algum papel grande e branco que tiver na sua escola). Bons recipientes para este momentos são formas para gelo e bandejas (de plástico) de ovo. No tingimento das massinhas, incentive que as crianças experimentem as tintas em seus corpos, no jornal e/ou no papel grande forrado no chão. A partir da iniciativa de algum bebê, convide o grupo todo para uma pintura livre e espontânea. Incentive a exploração da tinta com as várias partes do corpo: pintura com os dedos das mãos, com os pés, deixar a marca das mãos e dos pés no papel etc.

Possíveis ações da criança neste momento: um bebê pinta seu pé com os dedos das mãos, passa tinta em outras partes do corpo, levanta e anda. Percebe que a marca de seus pés ficaram no papel e abaixa para observar mais de perto.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhem, um amigo conseguiu marcar o papel com o formato do seu pé. Muito legal! O que podemos fazer?


Para finalizar:

Solicite a ajuda das crianças para a limpeza e organização do espaço. Perceba quem apresenta iniciativa para a arrumação do espaço e valide suas ações. Peça que guardem os utensílios que utilizaram e reúnam os pedaços de massinha em um pote, respeitando o tempo e possibilidades de cada uma. Avise que guardará a massinha e a tinta na geladeira para durar mais tempo. Lembre-se que este material é perecível e, depois de um tempo, pode mudar de aspecto. Neste caso, descarte a massinha e a tinta.

Conteúdos relacionados