Plano de Aula
Plano de aula: Tintas caseiras em suportes para deixar marcas
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Melecas com tintas
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jéssica Carnevale
Mentora: Keli Luca
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência:
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Objetivos e códigos da Base:
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoc?o?es, necessidades e desejos.
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
Abordagem didática: os bebês apreciam as diversas maneiras de expressar seus pensamentos e emoções. O uso de tintas pode ser uma maneira de marcar uma ideia ou um desejo por meio do movimento do corpo. Além dos traços e das marcas deixadas pelas tintas, a proposta permite ao bebê experimentar diversos acessórios, como rolinhos, pincéis grossos e finos, e, em especial, descobrir a riqueza do uso das mãos. É possível também oferecer variados tipos de tintas e trabalhar com os bebês percepções sobre consistências, cores e efeitos delas nas superfícies ofertadas (papelão, caixas etc.).